Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PERCEPÇÕES DE DIVULGADORAS DA CIÊNCIA BRASILEIRAS QUANTO AO PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO QUESTIONAMENTO AO NEGACIONISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92771
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 1552
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE DIVULGADORAS DA CIÊNCIA BRASILEIRAS QUANTO AO PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO QUESTIONAMENTO AO NEGACIONISMO"
    "resumo" => "Neste estudo de natureza exploratória, buscamos ouvir divulgadoras da ciência brasileiras, bolsistas na área de Divulgação Científica (DC) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre o papel da DC em relação ao negacionismo da ciência e as fakes news científicas. Quatro pesquisadoras participaram do estudo, respondendo às seguintes perguntas: a) Qual é o papel da Divulgação Científica frente ao negacionismo da ciência? b) Museus de Ciências e Institutos de Pesquisas vinculados às Universidades têm contribuído no questionamento ao negacionismo? De que forma? As respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que as pesquisadoras reconhecem a complexidade da natureza do negacionismo e das fakes news, e destacam os museus de ciências não como locais de combate - no sentido de disputa, mas sim de diálogo e questionamento, que oferecem maneiras de engajar o público para o conhecimento e construção de respostas informadas e conscientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1552_TB244_14022023132310.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO DONIZETE COLOMBO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO COLOMBO"
    "autor_email" => "pedro.colombo@uftm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92771
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 1552
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE DIVULGADORAS DA CIÊNCIA BRASILEIRAS QUANTO AO PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO QUESTIONAMENTO AO NEGACIONISMO"
    "resumo" => "Neste estudo de natureza exploratória, buscamos ouvir divulgadoras da ciência brasileiras, bolsistas na área de Divulgação Científica (DC) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre o papel da DC em relação ao negacionismo da ciência e as fakes news científicas. Quatro pesquisadoras participaram do estudo, respondendo às seguintes perguntas: a) Qual é o papel da Divulgação Científica frente ao negacionismo da ciência? b) Museus de Ciências e Institutos de Pesquisas vinculados às Universidades têm contribuído no questionamento ao negacionismo? De que forma? As respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que as pesquisadoras reconhecem a complexidade da natureza do negacionismo e das fakes news, e destacam os museus de ciências não como locais de combate - no sentido de disputa, mas sim de diálogo e questionamento, que oferecem maneiras de engajar o público para o conhecimento e construção de respostas informadas e conscientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1552_TB244_14022023132310.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO DONIZETE COLOMBO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO COLOMBO"
    "autor_email" => "pedro.colombo@uftm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Neste estudo de natureza exploratória, buscamos ouvir divulgadoras da ciência brasileiras, bolsistas na área de Divulgação Científica (DC) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre o papel da DC em relação ao negacionismo da ciência e as fakes news científicas. Quatro pesquisadoras participaram do estudo, respondendo às seguintes perguntas: a) Qual é o papel da Divulgação Científica frente ao negacionismo da ciência? b) Museus de Ciências e Institutos de Pesquisas vinculados às Universidades têm contribuído no questionamento ao negacionismo? De que forma? As respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que as pesquisadoras reconhecem a complexidade da natureza do negacionismo e das fakes news, e destacam os museus de ciências não como locais de combate - no sentido de disputa, mas sim de diálogo e questionamento, que oferecem maneiras de engajar o público para o conhecimento e construção de respostas informadas e conscientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.