A Educação é um direito fundamental na formação cidadã do ser humano. O ensinar e o aprender tomam proporções nunca antes vistas em uma sociedade que prima cada vez mais pelo conhecimento sistematizado advindo da escolarização. Entretanto, este direito tem sido sistematicamente negado a pessoas com deficiência. A luta pelo cumprimento deste direito, hoje assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, promove ações que possibilitam a permanência desses alunos nas salas de aula. Assim, este trabalho suscita uma discussão acerca da importância da gestão democrática para a realização de uma prática educacional inclusiva. Para isto, foi elaborado um plano de ação com a finalidade de realizar atividades que promovessem a conscientização para alguns aspectos relacionados à dimensão subjetiva das práticas educacionais no interior da escola. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo analisar as repercussões das ações de promoção da sensibilização da prática inclusiva, corroborando com a inclusão de alunos com deficiência na escola. O caminho percorrido foi divido em três momentos, 1) Despertando para inclusão, 2) Conversando sobre a inclusão, 3) Alfabetizando na diversidade. Concomitante a isto, fora realizada a avaliação formativa do projeto. Ressaltamos a importância da participação nesta pesquisa como forma de promover uma reflexão sobre elementos teóricos e práticos no que se refere à gestão democrática que visa à inclusão de pessoas com deficiência nas escolas.