Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS GAMES EDUCATIVOS NO ENSINO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, FRAÇÕES Pôster (PO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A matemática é uma disciplina considerada difícil de ser compreendida, devido ao mito de que nem todos são capazes de assimilar seus conteúdos curriculares. Isto gera uma dificuldade que se agrava ainda mais no caso de alunos surdos, pois além do medo causado por este pensamento inadequado, há a dificuldade na comunicação entre professor e aluno. Em muitos, casos os professores não possuem formação adequada para comunicar-se e transmitir conhecimentos a estes alunos, que muitas vezes apenas conhecem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e não compreendem a linguagem oral do professor. Entretanto quando os conteúdos matemáticos são de caráter simbolista e dinâmico, onde fórmulas, operações ou figuras podem ser interpretadas pela simples visualização, a dificuldade para o aluno surdo é bem menor. Nesta perspectiva, buscando analisar como se dá a aprendizagem dos alunos surdos e ouvintes mediada pelos games digitais e também proporcionar aos alunos surdos, presentes nas instituições de ensino regular uma aprendizagem significativa dos conteúdos de soma, equivalência e representação gráfica de frações, apresentamos neste trabalho uma proposta didático pedagógica de como se trabalhar de maneira lúdica e inclusiva este conteúdo com turmas do quinto ano do ensino fundamental, onde estejam presentes alunos surdos e ouvintes. Para tanto, serão utilizados quatro games educativos digitais que abordam os conceitos de soma, equivalência e representação gráfica de frações, os mesmos foram cuidadosamente selecionados de modo que atendam as necessidades dos alunos surdos ou ouvintes, não se prendendo a recursos auditivos ou comandos de voz. Para execução desta proposta, é necessária a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que auxilie na comunicação entre professores e alunos participantes, e também a disponibilidade de um laboratório de informática com computadores funcionais e acesso à internet, de maneira que todos os alunos tenham acesso aos equipamentos disponíveis. Com isso, deve ser cumprido o roteiro, que inicia-se com uma revisão do conteúdo, seguido da construção do conceito de frações com os alunos e aplicação dos games e questionários. Assim, de uma forma lúdica e inclusiva, o professor conseguirá estimular a aprendizagem e despertar o interesse do aluno por esta disciplina, revelando aos mesmos que a matemática não é tão difícil de ser compreendida, se trabalhada de maneira correta e interativa e que os games podem ser utilizados nas escolas como fonte de aprendizagem significativa. Os resultados obtidos com a aplicação desta proposta didático-pedagógica servirão como materiais para futuras pesquisas que comprovam a eficácia da utilização dos games digitais como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares.

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