FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8801 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1745 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Ensinar na perspectiva da Educação Inclusiva (EI) é um grande desafio. O problema que se coloca concretamente é como formar professores para essa modalidade de ensino que venha elevar a qualidade dessa educação e satisfazer as necessidades de aprendizagem. Objetivou-se, com este estudo, investigar as percepções dos docentes pesquisados sobre o nível de conhecimento adquirido, durante a sua formação inicial e continuada acerca da EI e identificar experiências, dificuldades e receios existentes para sua atuação na sala de aula com aluno especial. Adotou-se a pesquisa com abordagem quantitativa e método descritivo. Aplicou-se um questionário para coleta de dados, no universo de 30 professores atuantes, em Escolas públicas de Ensino Fundamental, Médio, e Escola pública Federal de Ensino Médio e Técnico/Profissionalizante (IFPB) e, em Universidades Públicas. Buscamos apoio teórico nos estudos de Carvalho (2000), Castanho e Freitas (2005), Duk (2006), Krebs (2006), Lidio e Camargo (2008), Ribeiro e Benite (2010), Sánchez (2005), Zulian e Freitas (2001), entre outros. Na análise, a percepção da maioria dos professores, foi que educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Destacou-se também a escassez de práticas efetivas que preparem o professor para EI. Conclui-se que é necessária uma reestruturação nos cursos de formação de professores, além de melhor divulgação do tema, a fim de oferecer o aparato imprescindível para que o professor possa ter os conhecimentos e habilidades necessárias para educar na diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINAR NA DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_00_44_50_idinscrito_281_e0bac83b2b74e41ea9b54d961a107f9f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SOARES NASCIMENTO MESQUITA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA S. N. M" "autor_email" => "gabrielasoares06@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8801 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1745 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Ensinar na perspectiva da Educação Inclusiva (EI) é um grande desafio. O problema que se coloca concretamente é como formar professores para essa modalidade de ensino que venha elevar a qualidade dessa educação e satisfazer as necessidades de aprendizagem. Objetivou-se, com este estudo, investigar as percepções dos docentes pesquisados sobre o nível de conhecimento adquirido, durante a sua formação inicial e continuada acerca da EI e identificar experiências, dificuldades e receios existentes para sua atuação na sala de aula com aluno especial. Adotou-se a pesquisa com abordagem quantitativa e método descritivo. Aplicou-se um questionário para coleta de dados, no universo de 30 professores atuantes, em Escolas públicas de Ensino Fundamental, Médio, e Escola pública Federal de Ensino Médio e Técnico/Profissionalizante (IFPB) e, em Universidades Públicas. Buscamos apoio teórico nos estudos de Carvalho (2000), Castanho e Freitas (2005), Duk (2006), Krebs (2006), Lidio e Camargo (2008), Ribeiro e Benite (2010), Sánchez (2005), Zulian e Freitas (2001), entre outros. Na análise, a percepção da maioria dos professores, foi que educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Destacou-se também a escassez de práticas efetivas que preparem o professor para EI. Conclui-se que é necessária uma reestruturação nos cursos de formação de professores, além de melhor divulgação do tema, a fim de oferecer o aparato imprescindível para que o professor possa ter os conhecimentos e habilidades necessárias para educar na diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINAR NA DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_00_44_50_idinscrito_281_e0bac83b2b74e41ea9b54d961a107f9f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SOARES NASCIMENTO MESQUITA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA S. N. M" "autor_email" => "gabrielasoares06@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }