Este estudo analisa o diálogo legal e acadêmico firmado pela Constituição Federal, LDB nº 9.394/96, Resolução nº 03/99, Parecer nº 14/99, Lei nº 10.172 de 09/01/2001, Resolução CEE/PE nº 05/2004, Decreto nº 6.861/ 2009 com a sociedade indígena, fundamentada pela educação formal, respeitando e assegurando os conhecimentos específicos dos povos indígenas e a diversidade cultural, com ênfase na formação continuada de professores indígenas do Povo Truká na cidade de Cabrobó-PE. Nosso objetivo visa compreender e discutir as interfaces entre as políticas públicas para os povos indígenas e a prática do professor, centrando nosso olhar nas concepções de educação e cultura, buscando analisar os conteúdos curriculares na diversidade cultural e científica no atual contexto tecnológico. Torna-se relevante investigar as concepções indígenas em relação às ações em educação, analisando o diálogo entre a vivência dos Povos Indígenas Truká e as políticas estaduais voltadas para esse segmento, a partir das experiências vivenciadas e a forma de transmissão da cultura para as novas gerações. Este estudo possui caráter bibliográfico, apresentando as contribuições teóricas de autores sobre os saberes indígenas, inclusive as produções Organização das Professoras Indígenas. Esperamos assim contribuir para a valorização dos saberes locais e implementação das políticas públicas indispensáveis à educação indígena em Pernambuco.