Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

RETRATOS DO ENSINO DA QUÍMICA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AFASTAMENTO SOCIAL NA COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92673
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 933
    "titulo" => "RETRATOS DO ENSINO DA QUÍMICA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AFASTAMENTO SOCIAL NA COVID-19"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo investigar as considerações de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual do Amazonas, acerca das contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC na aprendizagem a distância da Química, por ocasião do afastamento social imposto pela disseminação da COVID-19 na cidade de Manaus. Para tanto, foi criada uma sala de aula do Google, para servir como interface entre o professor e os discentes, com a finalidade de envio e avaliação das atividades propostas, bem como, para orientações pedagógicas. A metodologia utilizada teve um enfoque quali-quantitativo, do tipo pesquisa-ação, sendo a coleta dos dados realizada através de um questionário do Google Forms. Os resultados sinalizaram que a utilização das tecnologias nesta situação atípica da educação, contribuiu positivamente para com o ensino a distância da disciplina, reforçando a importância do uso na modalidade presencial como ferramenta auxiliar na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID933_TB104_13032023154200.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO PEREIRA AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "pereiraaguiarc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA (UNISANTA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92673
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 933
    "titulo" => "RETRATOS DO ENSINO DA QUÍMICA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AFASTAMENTO SOCIAL NA COVID-19"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo investigar as considerações de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual do Amazonas, acerca das contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC na aprendizagem a distância da Química, por ocasião do afastamento social imposto pela disseminação da COVID-19 na cidade de Manaus. Para tanto, foi criada uma sala de aula do Google, para servir como interface entre o professor e os discentes, com a finalidade de envio e avaliação das atividades propostas, bem como, para orientações pedagógicas. A metodologia utilizada teve um enfoque quali-quantitativo, do tipo pesquisa-ação, sendo a coleta dos dados realizada através de um questionário do Google Forms. Os resultados sinalizaram que a utilização das tecnologias nesta situação atípica da educação, contribuiu positivamente para com o ensino a distância da disciplina, reforçando a importância do uso na modalidade presencial como ferramenta auxiliar na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID933_TB104_13032023154200.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO PEREIRA AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "pereiraaguiarc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA (UNISANTA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar as considerações de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual do Amazonas, acerca das contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC na aprendizagem a distância da Química, por ocasião do afastamento social imposto pela disseminação da COVID-19 na cidade de Manaus. Para tanto, foi criada uma sala de aula do Google, para servir como interface entre o professor e os discentes, com a finalidade de envio e avaliação das atividades propostas, bem como, para orientações pedagógicas. A metodologia utilizada teve um enfoque quali-quantitativo, do tipo pesquisa-ação, sendo a coleta dos dados realizada através de um questionário do Google Forms. Os resultados sinalizaram que a utilização das tecnologias nesta situação atípica da educação, contribuiu positivamente para com o ensino a distância da disciplina, reforçando a importância do uso na modalidade presencial como ferramenta auxiliar na construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.