RESUMO - INTRODUÇÃO: Entende-se por adolescência o período da vida correspondente entre os 10 e 19 anos e 11 meses de idade. Marcada por grandes transformações [...].Uma problemática nesse grupo etário vem sendo observada nos últimos anos, com a antecipação da vida sexual e um aumento no número de parceiros, os adolescentes se tornam um grupo de risco. Existe uma grande dificuldade no que se refere à abordagem do tema “Sexualidade” nas escolas [...]. OBJETIVO: Avaliar as práticas de educação sexual e reprodutiva dos adolescentes nas escolas. METODOLOGIA: Estudo de tipo bibliográfico, com dados coletados no banco de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no período compreendido entre 2000 a 2011. [...] na busca de analisar as práticas de educação dos adolescentes nas escolas referente ao tema “Sexualidade”. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A escola configura-se como um espaço de importância para o desenvolvimento intelectual e de habilidades técnicas capaz de modificar comportamentos, onde estão presentes crianças e adolescentes em estado de constante evolução, por tanto torna-se um importante ambiente para à implementação de novas ideias. As ações educativas que abrangem o público adolescente devem estar relacionadas à saúde sexual e reprodutiva englobando duvidas, medos e preconceitos existentes [...]. Nesse contexto é que se ressalta a importância da implantação de projetos de orientação sexual nas escolas, contemplando o desenvolvimento global do ser humano. CONCLUSÃO: A escola é considerada espaço crucial para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades junto aos seus integrantes e comunidade, visando à garantia de mudanças de comportamento, além de congregar por um período importante, crianças e adolescentes numa etapa crítica de crescimento e desenvolvimento.