O objetivo desse estudo é entender em que medida o Conselho Escola Comunidade contribui para uma efetiva gestão democrática. Optou-se pela metodologia de pesquisa bibliográfica, pois a leitura é fundamental no processo de elaboração e execução dos trabalhos acadêmicos. Refletiu-se sobre a importância da participação coletiva, da autonomia, da cidadania e da existência de um Projeto Político Pedagógico para um processo de democratização. Identificou-se a composição, atribuições, dificuldades, entraves e vantagens na atuação do Conselho Escola Comunidade a partir de análise de leitura de relatos e de minha própria experiência como membro do Conselho Escola Comunidade enquanto professora e mãe de aluno. Concluiu-se que o Conselho Escola Comunidade é um dos possíveis caminhos para uma efetiva gestão democrática, é um instrumento de democratização assim como o Projeto Político Pedagógico, mas essa só será possível quando o poder público junto com a sociedade civil colocarem em prática as leis de forma consciente, transparente e responsável. Espera -se que o estudo provoque outras reflexões e consequentemente novas ações.