Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

OS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÌCIO FÌSICO NOS ASPECTOS COGNITIVOS E VISUOESPACIAIS EM INDÍVIDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

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Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

Introdução: Devido a degeneração dos neurônios dopaminérgicos, indivíduos com doença de Parkinson (DP) apresentam sinais e sintomas motores e não motores. Dentre os sinais e sintomas não motores estão declínios cognitivos e em habilidades que requerem processamento visuoespacial. A literatura sugere que a prática de exercícios físicos como foco específico na força, locomoção ou cognição é uma estratégia promissora para a melhora da função cognitiva e da habilidade de processamento visuoespacial de indivíduos com DP. No entanto, ainda não está claro se um programa de atividade física multimodal, com foco em ambos os aspectos motores e cognitivos, é capaz de promover melhoras em características cognitivas e na habilidade de processamento visuoespacial de indivíduos com DP. Objetivo: verificar os efeitos de um programa de exercício físico multimodal nos aspectos cognitivos e na habilidade de processamento visuoespacial de indivíduos com DP. Metodologia: Participaram deste estudo 21 indivíduos com DP, que foram submetidos à um programa de atividade física, durante 3 meses, com foco na locomoção, cognição e equilíbrio. A condição cognitiva global dos indivíduos foi avaliada por meio do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e a habilidade visuoespacial dos indivíduos foi avaliada por meio do teste de procurar símbolos (WISC IV). O MEEM consiste em um questionário com 30 questões que avaliam diversas áreas cognitivas, incluindo orientação temporal e espacial, memória, atenção, linguagem e habilidades visuoconstrutivas. Já o WISC IV consiste em uma folha com diversos símbolos, como círculos, triângulos e quadrados dispostos aleatoriamente em uma grade e exige que o indivíduo identifique rapidamente os símbolos aparentes em meio a diversos estímulos adversos, Os indivíduos realizaram as avaliações no momento pré-intervenção e no momento pós-intervenção. Para verificar a diferença entre os períodos na pontuação do MEEM e do número de acertos do teste de procurar símbolos, testes t de Stent pareados foram realizados. Resultados: O teste t apontou diferença significativa entre os momentos para o número de acertos no teste de procurar símbolos, sendo que os indivíduos com DP apresentaram um maior número de acertos no momento pós-intervenção (p=0.042) comparado ao momento pré. Conclusão: Um programa de atividade física multimodal com o foco em aspectos motores e cognitivos promoveu melhoras na habilidade de processamento visuoespacial, mas não promoveu efeitos na condição cognitiva global de indivíduos com DP.

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