Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O PROJETO DE EXTENSÃO “APRENDENDO E EDUCANDO NO AMBIENTE ESCOLAR”: PERSPECTIVAS DISCENTES

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Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que se articula com o ensino e a pesquisa, possibilitando a relação entre universidade e a sociedade. A portaria no 1.350 do Conselho Nacional de Educação, publicado em dezembro de 2018, instituiu as diretrizes para as políticas de extensão da educação superior brasileira, esse processo ficou conhecido como curricularização da extensão; a partir desta portaria as instituições de ensino superior brasileiras devem prever em seus currículos, no mínimo, 10% do total da carga horária dos cursos de graduação com ações e projetos de extensão. Diante disso este trabalho tem o objetivo de apresentar o projeto de extensão “Aprendendo e Educando no Ambiente Escolar” a partir da visão dos/as discentes extensionistas. As intervenções do referido projeto de extensão ocorrem em uma unidade escolar de ensino fundamental anos iniciais, localizada em um bairro periférico na cidade de Araras-SP. As intervenções se dão semanalmente, às terças e quartas-feiras das 13h30min às 16h30min e às sextas-feiras acontecem as aulas na universidade para que os/as extensionista, que são estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, possam dialogar e refletir acerca da atuação no ambiente escolar, bem como estar em contato com literatura da área para que se estabeleça a práxis educativa, ou seja, ação-reflexão-ação das situações vividas, possibilitando uma formação docente dentro do tripé universitário, que é essencialmente, ensino-pesquisa-extensão. O propósito do projeto na escola é que os/as estudantes extensionais possam elaborar, construir e vivenciar práticas de ensino no ambiente escolar, não apenas ministrar as aulas, mas também em todo o processo da rotina escolar. As aulas na universidade tem por objetivo a preparação de todo o processo de professores/as em formação, possibilitando contato com diferentes abordagens metodológicas, avaliações, planos e análise de aulas, leitura, debate de artigos e livros. A partir dos relatos dos/as extensionistas, o projeto tem impactado diretamente em vossa formação, pois percebeu-se a evolução deles como: postura profissional, didática, criticidade, desenvolvimento nos estudos, valorização do ensino e vivência em um possível campo de atuação profissional.

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