Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO E ESPORTES COLETIVOS

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Entretanto foi observado no GB um percentual de 78,6% com idade correspondente identificadas no desempenho motor em relação ao GEC com apenas 14%.Neste estudo, concluímos que a modalidade de ballet clássico nesta faixa etária não apresentou melhor desempenho nas habilidades motoras comparado aos praticantes dos esportes coletivos, porém os escores percentuais revelados sugerem outros estudos.A educação física escolar vem sendo um grande auxilio nos processos de alterações básicas no comportamento e aumento do repertório motor de crianças, e a partir" "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID236_TB105_03052023235848.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE SCHOEMBAECLER" "autor_nome_curto" => "MARCELLE" "autor_email" => "m.schoembaecler@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92333 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 236 "titulo" => "NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO E ESPORTES COLETIVOS" "resumo" => "A educação física escolar vem sendo um grande auxilio nos processos de alterações básicas no comportamento e aumento do repertório motor de crianças, e a partir do desenvolvimento e prática de seus conteúdos, diferentes desempenhos de habilidades motoras gerais e especificas são requeridas. 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Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

A educação física escolar vem sendo um grande auxilio nos processos de alterações básicas no comportamento e aumento do repertório motor de crianças, e a partir do desenvolvimento e prática de seus conteúdos, diferentes desempenhos de habilidades motoras gerais e especificas são requeridas. O objetivo deste estudo foi de avaliar e comparar o nível do desempenho em habilidades motoras de crianças praticantes das modalidades de ballet clássico e esportes coletivos.Trata-se de um estudo transversal em que o nível de desenvolvimento motor foi avaliado por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) com 12 habilidades motoras fundamentais divididas em locomoção (correr, galopar, saltitar, saltar obstáculo, saltar horizontalmente e deslizar) e controle de objeto (rebater a bola, quicar, receber, chutar, arremessar por cima do ombro e rolar a bola por baixo do ombro). O TGMD-2 tem como objetivo avaliar o desempenho motor em habilidades motoras grossas em crianças de 3 a 10 anos. Participaram do estudo 28 crianças do gênero feminino participantes de atividades extracurriculares de um colégio da cidade de Ponta Grossa – PR divididas em 2 grupos: 14 no Grupo Ballet (GB) com 8,2± 0,8 anos e 14 no Grupo de Esportes Coletivos (GEC) com idade de 9,1± 0,8 anos.A aplicação do teste foi realizada individualmente, na presença de dois avaliadores sendo que cada criança realizou 2 tentativas em cada habilidade motora. Os dados foram processados pelo Software TGMD-2 com o score total das habilidades de cada participante, e a idade correspondente ao nível de habilidade motora. E para análise intergrupos foi utilizado o teste Mann Whitney. Não foram verificadas diferenças entre os GB (49,04±2,4) e o GEC (53,5±6,3) no desempenho motor a partir das modalidades praticadas. Entretanto, na análise do desempenho motor e idades correspondentes foram observados, no GB: 3 alunas obtiveram idade acima de dez anos da sua idade atual, 11 idades correspondentes às suas idades e 2 abaixo da sua idade atual. E no GEC: 2 alunas obtiveram idade correspondente acima da sua idade atual, 2 correspondentes às suas idades e 12 alunas abaixo de sua idade atual. Entretanto foi observado no GB um percentual de 78,6% com idade correspondente identificadas no desempenho motor em relação ao GEC com apenas 14%.Neste estudo, concluímos que a modalidade de ballet clássico nesta faixa etária não apresentou melhor desempenho nas habilidades motoras comparado aos praticantes dos esportes coletivos, porém os escores percentuais revelados sugerem outros estudos.

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