INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem enfoque etnográfico, com base nos pressupostos defendidos por Fino (2008), ao considerar que essa se pauta na compreensão do comportamento humano. Nesta perspectiva estão ancoradas ações educativas, dentre as quais destacamos a emergência de estabelecer uma dialógica constante entre saberes da tradição e conhecimentos científicos (MATURANA, 2001). OBJETIVOS: analisar, a partir da aproximação entre as narrativas pautadas nos saberes da tradição e nos conhecimentos científicos, enquanto ponto de bifurcação do pensamento, para o desenvolvimento de compreensões amplas e complexas sobre os fenômenos climáticos. METODOLOGIA: Estudo territorial na comunidade de chã-da-pia, construção de uma proposta de intervenção sócio-educativa, entrevistas coletivas não estruturadas e registro fotográfico da comunidade (Bardin, 2011). RESULTADOS: observou-se que no local visitado se encontram as louceiras que usam os saberes da tradição. Em etapas futuras serão desenvolvidos o planejamento das ações e intervenção. Os saberes da tradição contribuem como ferramenta para a compreensão dos mecanismos implícitos na construção do conhecimento biológico e na compreensão dos fundamentos epistêmicos da construção do saber sistematizado na academia.