INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: O OLHAR DA FAMÍLIA E DA PROFESSORA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8860 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 3387 "titulo" => "INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: O OLHAR DA FAMÍLIA E DA PROFESSORA" "resumo" => "A inclusão escolar e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down são temas importantes, que vêm sendo amplamente discutidos, devido à complexidade que permeia a sua realização. Assim, buscaremos fazer alguns apontamentos, a partir da seguinte problemática: Como ocorre o processo de inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, matriculada em uma sala de aula regular? Com base nessa problemática, os objetivos desse estudo são analisar a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da rede pública municipal de Arapiraca – AL e investigar a sua aprendizagem escolar na perspectiva da família e da professora. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando um estudo de caso com enfoque na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados duas entrevistas, com uma mãe e a professora de uma aluna com Síndrome de Down. Para fundamentar a pesquisa utilizamos os estudos de Castro; Pimentel (2009), Marques; Hartmann (2012), Marcos (2009), Muniz (2008), Pacheco; Oliveira (2011), Pimentel (2012), Voivodic (2013), dentre outros. Com os resultados obtidos, compreendemos que mãe e a professora entendem a importância da inclusão e os efeitos que a estimulação social exerce no desenvolvimento da aprendizagem da aluna, levando em consideração os aspectos próprios da sua síndrome. Porém, há a necessidade de formações continuadas, que possam garantir ao professor mecanismos de apoio ao bom desempenho de seu papel pedagógico quanto a inclusão da aluna com Síndrome de Down." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_09_38_idinscrito_3387_54b63252bd5ae3379f81a81c1ec0068f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DA CRUZ ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE CRUZ" "autor_email" => "jaquellinecruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8860 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 3387 "titulo" => "INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: O OLHAR DA FAMÍLIA E DA PROFESSORA" "resumo" => "A inclusão escolar e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down são temas importantes, que vêm sendo amplamente discutidos, devido à complexidade que permeia a sua realização. Assim, buscaremos fazer alguns apontamentos, a partir da seguinte problemática: Como ocorre o processo de inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, matriculada em uma sala de aula regular? Com base nessa problemática, os objetivos desse estudo são analisar a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da rede pública municipal de Arapiraca – AL e investigar a sua aprendizagem escolar na perspectiva da família e da professora. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando um estudo de caso com enfoque na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados duas entrevistas, com uma mãe e a professora de uma aluna com Síndrome de Down. Para fundamentar a pesquisa utilizamos os estudos de Castro; Pimentel (2009), Marques; Hartmann (2012), Marcos (2009), Muniz (2008), Pacheco; Oliveira (2011), Pimentel (2012), Voivodic (2013), dentre outros. Com os resultados obtidos, compreendemos que mãe e a professora entendem a importância da inclusão e os efeitos que a estimulação social exerce no desenvolvimento da aprendizagem da aluna, levando em consideração os aspectos próprios da sua síndrome. Porém, há a necessidade de formações continuadas, que possam garantir ao professor mecanismos de apoio ao bom desempenho de seu papel pedagógico quanto a inclusão da aluna com Síndrome de Down." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_09_38_idinscrito_3387_54b63252bd5ae3379f81a81c1ec0068f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DA CRUZ ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE CRUZ" "autor_email" => "jaquellinecruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }