O PBL ou Aprendizagem Baseada em Problemas, é um método de ensino que não traz a metodologia de ensino tradicional consigo. Tal método é enfatizado por etapas de problematização: conteúdo teórico posto por uma prática metodológica. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso da metodologia do PBL para a construção da autonomia dos alunos no processo ensino aprendizagem. A vivência foi realizada em uma Faculdade da cidade de Patos, Paraíba. Participaram da atividade 30 alunos. A coleta de dados foi por meio de aplicação de um questionário constituído por 05 perguntas, a saber: OPBL levou você a considerar relevante o trabalho em equipe?; O PBL levou você a se tornar um pesquisador e assim construir conhecimentos?; O PBL estimulou práticas de estudo independente?; Você se tornou responsável por sua aprendizagem?; De acordo com o que você vivenciou você concorda que o aluno ocupa o centro do processo ensino aprendizagem e o professor um facilitador?; Essas perguntas foram estruturadas n modelo da Escala de Likert, com 05 níveis de respostas. Os resultados corroboram que os alunos participantes da pesquisa tiveram uma concordância positiva quanto a influência da Aprendizagem Baseada em Problemas na formação da autonomia dos alunos, tendo eles, a noção de que metodologias como essas trazem consigo um poder de aprendizado tão grande quanto este é um método inovador, prático e eficaz.