Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2

E-books

ISBN: 978-65-86901-94-8

D. NARCISA DE VILLAR, UMA EXPERIÊNCIA ARQUEODECOLONIAL NO ROMANTISMO BRASILEIRO

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          As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cen&aacute;rio din&acirc;mico da expans&atilde;o da &ldquo;intelig&ecirc;ncia coletiva&rdquo; como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conex&otilde;es sociais nas redes abertas da internet. Neste cen&aacute;rio, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da vis&atilde;o fragmentada de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, buscando-se articular e produzir coer&ecirc;ncia dial&oacute;gica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n
          Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n
          Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. Em fun&ccedil;&atilde;o da diversidade de abordagens te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino.&nbsp;<br />\r\n
          Reconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espa&ccedil;o de divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica para fomentar reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas sobre diversos temas nos campos de Lingu&iacute;stica, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regi&otilde;es do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\n
          No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
          Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
          No campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute;rio da produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica. Os cap&iacute;tulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos, evidenciando interconex&otilde;es entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n
          &nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimens&otilde;es poliss&ecirc;micas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribui&ccedil;&otilde;es para ampliar o debate no campo dos estudos liter&aacute;rios e consolidam a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica na &aacute;rea com articula&ccedil;&otilde;es entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cen&aacute;rios de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acad&ecirc;micos e escolares a partir dos cont&iacute;nuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos liter&aacute;rios.&nbsp;<br />\r\n
          Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
          Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
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          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
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                  As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cen&aacute;rio din&acirc;mico da expans&atilde;o da &ldquo;intelig&ecirc;ncia coletiva&rdquo; como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conex&otilde;es sociais nas redes abertas da internet. Neste cen&aacute;rio, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da vis&atilde;o fragmentada de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, buscando-se articular e produzir coer&ecirc;ncia dial&oacute;gica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n
                  Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n
                  Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. Em fun&ccedil;&atilde;o da diversidade de abordagens te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino.&nbsp;<br />\r\n
                  Reconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espa&ccedil;o de divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica para fomentar reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas sobre diversos temas nos campos de Lingu&iacute;stica, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regi&otilde;es do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\n
                  No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
                  No campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute;rio da produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica. Os cap&iacute;tulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos, evidenciando interconex&otilde;es entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n
                  &nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimens&otilde;es poliss&ecirc;micas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribui&ccedil;&otilde;es para ampliar o debate no campo dos estudos liter&aacute;rios e consolidam a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica na &aacute;rea com articula&ccedil;&otilde;es entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cen&aacute;rios de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acad&ecirc;micos e escolares a partir dos cont&iacute;nuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos liter&aacute;rios.&nbsp;<br />\r\n
                  Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
                  Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
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                  Reconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espa&ccedil;o de divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica para fomentar reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas sobre diversos temas nos campos de Lingu&iacute;stica, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regi&otilde;es do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\n
                  No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
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                  Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
                  Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
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                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

Indígena do Ipiranga, pseudônimo da escritora catarinense Ana Luísa de Azevedo e Castro, é a autora do romance D. Narcisa de Villar, publicado em 1858. Neste romance, ainda hoje abafado pela crítica e pelo cânone, encontramos a fórmula do indianismo romântico produzido pelos autores consagrados, como José de Alencar. O que diferencia a obra de Ana Luísa, no entanto, além das incursões de elementos fantásticos e góticos, pouco explorados pelos autores canônicos no momento dessa publicação, são elementos que aqui nomeamos de arqueodecoloniais. Se de acordo com Ballestrin (2013) a colonialidade é a continuidade da propagação do pensamento colonial, sendo uma matriz que se expressa essencialmente em relações dominantes de poder, saber e ser; a decolonialidade é o movimento proposto por pensadores - como Anibal Quijano, Catherine Walsh e Walter Mingnolo - para resistir e enfrentar os padrões impostos aos grupos subalternizados. Falamos aqui de uma experiência arqueodecolonial porque o conceito de colonialidade e, consequentemente, de decolonialidade, são propostos já na segunda metade do século XX. Assim sendo, não temos, na escrita da Indígena do Ipiranga um conceito organizado, como o que será cunhado mais de um século depois da publicação do seu romance, mas temos, no entanto, uma investida na criação literária que visa dar voz a dois grupos subalternizados: as mulheres e os indígenas. A concepção arqueodecolonial, desse modo, visa observar essas primeiras manifestações decoloniais em D. Narcisa de Villar, um romance que, além de reivindicar seu espaço como também formador do indianismo brasileiro, dá voz às mulheres e aos indígenas, heróis da narrativa, em oposição ao português colonizador, representação da tirania e da violência.

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