D. NARCISA DE VILLAR, UMA EXPERIÊNCIA ARQUEODECOLONIAL NO ROMANTISMO BRASILEIRO
"2023-01-27 11:19:29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92238 "edicao_id" => 309 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "D. NARCISA DE VILLAR, UMA EXPERIÊNCIA ARQUEODECOLONIAL NO ROMANTISMO BRASILEIRO" "resumo" => "Indígena do Ipiranga, pseudônimo da escritora catarinense Ana Luísa de Azevedo e Castro, é a autora do romance D. Narcisa de Villar, publicado em 1858. Neste romance, ainda hoje abafado pela crítica e pelo cânone, encontramos a fórmula do indianismo romântico produzido pelos autores consagrados, como José de Alencar. O que diferencia a obra de Ana Luísa, no entanto, além das incursões de elementos fantásticos e góticos, pouco explorados pelos autores canônicos no momento dessa publicação, são elementos que aqui nomeamos de arqueodecoloniais. Se de acordo com Ballestrin (2013) a colonialidade é a continuidade da propagação do pensamento colonial, sendo uma matriz que se expressa essencialmente em relações dominantes de poder, saber e ser; a decolonialidade é o movimento proposto por pensadores - como Anibal Quijano, Catherine Walsh e Walter Mingnolo - para resistir e enfrentar os padrões impostos aos grupos subalternizados. Falamos aqui de uma experiência arqueodecolonial porque o conceito de colonialidade e, consequentemente, de decolonialidade, são propostos já na segunda metade do século XX. Assim sendo, não temos, na escrita da Indígena do Ipiranga um conceito organizado, como o que será cunhado mais de um século depois da publicação do seu romance, mas temos, no entanto, uma investida na criação literária que visa dar voz a dois grupos subalternizados: as mulheres e os indígenas. A concepção arqueodecolonial, desse modo, visa observar essas primeiras manifestações decoloniais em D. Narcisa de Villar, um romance que, além de reivindicar seu espaço como também formador do indianismo brasileiro, dá voz às mulheres e aos indígenas, heróis da narrativa, em oposição ao português colonizador, representação da tirania e da violência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 01: História da Literatura e da Leitura" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID187_TB53_29092022170935.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:19:14" "updated_at" => "2023-02-17 09:42:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TACIANA FERREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "TACIANA" "autor_email" => "taciana_fsoares@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-2" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef680a9446a_17022023084202.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:19:29" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92238 "edicao_id" => 309 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "D. NARCISA DE VILLAR, UMA EXPERIÊNCIA ARQUEODECOLONIAL NO ROMANTISMO BRASILEIRO" "resumo" => "Indígena do Ipiranga, pseudônimo da escritora catarinense Ana Luísa de Azevedo e Castro, é a autora do romance D. Narcisa de Villar, publicado em 1858. Neste romance, ainda hoje abafado pela crítica e pelo cânone, encontramos a fórmula do indianismo romântico produzido pelos autores consagrados, como José de Alencar. O que diferencia a obra de Ana Luísa, no entanto, além das incursões de elementos fantásticos e góticos, pouco explorados pelos autores canônicos no momento dessa publicação, são elementos que aqui nomeamos de arqueodecoloniais. Se de acordo com Ballestrin (2013) a colonialidade é a continuidade da propagação do pensamento colonial, sendo uma matriz que se expressa essencialmente em relações dominantes de poder, saber e ser; a decolonialidade é o movimento proposto por pensadores - como Anibal Quijano, Catherine Walsh e Walter Mingnolo - para resistir e enfrentar os padrões impostos aos grupos subalternizados. Falamos aqui de uma experiência arqueodecolonial porque o conceito de colonialidade e, consequentemente, de decolonialidade, são propostos já na segunda metade do século XX. Assim sendo, não temos, na escrita da Indígena do Ipiranga um conceito organizado, como o que será cunhado mais de um século depois da publicação do seu romance, mas temos, no entanto, uma investida na criação literária que visa dar voz a dois grupos subalternizados: as mulheres e os indígenas. A concepção arqueodecolonial, desse modo, visa observar essas primeiras manifestações decoloniais em D. Narcisa de Villar, um romance que, além de reivindicar seu espaço como também formador do indianismo brasileiro, dá voz às mulheres e aos indígenas, heróis da narrativa, em oposição ao português colonizador, representação da tirania e da violência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 01: História da Literatura e da Leitura" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID187_TB53_29092022170935.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:19:14" "updated_at" => "2023-02-17 09:42:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TACIANA FERREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "TACIANA" "autor_email" => "taciana_fsoares@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-2" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef680a9446a_17022023084202.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:19:29" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 309 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-2" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento já não conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cenário dinâmico da expansão da “inteligência coletiva” como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conexões sociais nas redes abertas da internet. Neste cenário, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da visão fragmentada de produção do conhecimento, buscando-se articular e produzir coerência dialógica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n Como processo contínuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude crítica e aberta à realidade, configurando movimentos de articulação entre teoria e prática. Conforme ressaltou Heloísa Luck, em sua obra “Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos”, o objetivo da interdisciplinaridade é “promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreensão da realidade e do homem como o ser determinante e determinado”. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n Sob o viés interdisciplinar, estudos linguísticos e literários conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cenários de educação básica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas teóricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimensões dialógicas, em sintonia com práticas históricas, sociais e culturais. Em função da diversidade de abordagens teórico-metodológicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino. <br />\r\n Reconhecendo a importância de ampliar o diálogo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL – Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espaço de divulgação científica para fomentar reflexões teórico-metodológicas sobre diversos temas nos campos de Linguística, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a terá a oportunidade de fazer uma imersão em pesquisas e relatos de experiências que focalizam o potencial dos estudos literários em suas dimensões trans/interdisciplinares. <br />\r\n No campo artístico-literário, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simbólicas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemióticas da literatura como fenômeno polissêmico. A literatura propicia imersões estéticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de construção e reconstrução de sentidos diante da inesgotabilidade da polivalência semântica que a obra literária sugere nos percursos da leitura. <br />\r\n Como fenômeno multifacetado, a literatura desperta os múltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar possíveis redes de significações em diversas possibilidades de atualizações literárias. Em conexões interdisciplinares com processos educativos, históricos e socioculturais, os estudos literários ampliam-se e evidenciam múltiplos horizontes de análises, teorias e críticas literárias.<br />\r\n No campo dos estudos literários, diversos/as pesquisadores/as participam desta publicação e evidenciam o lugar da literatura no cenário da produção científica. Os capítulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques teórico-metodológicos, evidenciando interconexões entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma espécie de orquestra polifônica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimensões polissêmicas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribuições para ampliar o debate no campo dos estudos literários e consolidam a produção científica na área com articulações entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cenários de graduação e pós-graduação.<br />\r\n Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acadêmicos e escolares a partir dos contínuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos literários. <br />\r\n Convidamos o/a leitor/a à imersão nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos literários em sintonia com reflexões teórico-metodológicas ancoradas em múltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo à valorização dos “saberes” e “sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras literárias sugerem.<br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook2" "logo" => null "capa" => "63ef680a9446a_17022023084202.jpg" "timbrado" => "63d3dd71b28a8_27012023111929.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:19:29" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 309 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-2" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento já não conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cenário dinâmico da expansão da “inteligência coletiva” como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conexões sociais nas redes abertas da internet. Neste cenário, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da visão fragmentada de produção do conhecimento, buscando-se articular e produzir coerência dialógica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n Como processo contínuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude crítica e aberta à realidade, configurando movimentos de articulação entre teoria e prática. Conforme ressaltou Heloísa Luck, em sua obra “Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos”, o objetivo da interdisciplinaridade é “promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreensão da realidade e do homem como o ser determinante e determinado”. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n Sob o viés interdisciplinar, estudos linguísticos e literários conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cenários de educação básica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas teóricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimensões dialógicas, em sintonia com práticas históricas, sociais e culturais. Em função da diversidade de abordagens teórico-metodológicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino. <br />\r\n Reconhecendo a importância de ampliar o diálogo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL – Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espaço de divulgação científica para fomentar reflexões teórico-metodológicas sobre diversos temas nos campos de Linguística, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a terá a oportunidade de fazer uma imersão em pesquisas e relatos de experiências que focalizam o potencial dos estudos literários em suas dimensões trans/interdisciplinares. <br />\r\n No campo artístico-literário, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simbólicas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemióticas da literatura como fenômeno polissêmico. A literatura propicia imersões estéticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de construção e reconstrução de sentidos diante da inesgotabilidade da polivalência semântica que a obra literária sugere nos percursos da leitura. <br />\r\n Como fenômeno multifacetado, a literatura desperta os múltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar possíveis redes de significações em diversas possibilidades de atualizações literárias. Em conexões interdisciplinares com processos educativos, históricos e socioculturais, os estudos literários ampliam-se e evidenciam múltiplos horizontes de análises, teorias e críticas literárias.<br />\r\n No campo dos estudos literários, diversos/as pesquisadores/as participam desta publicação e evidenciam o lugar da literatura no cenário da produção científica. Os capítulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques teórico-metodológicos, evidenciando interconexões entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma espécie de orquestra polifônica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimensões polissêmicas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribuições para ampliar o debate no campo dos estudos literários e consolidam a produção científica na área com articulações entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cenários de graduação e pós-graduação.<br />\r\n Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acadêmicos e escolares a partir dos contínuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos literários. <br />\r\n Convidamos o/a leitor/a à imersão nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos literários em sintonia com reflexões teórico-metodológicas ancoradas em múltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo à valorização dos “saberes” e “sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras literárias sugerem.<br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook2" "logo" => null "capa" => "63ef680a9446a_17022023084202.jpg" "timbrado" => "63d3dd71b28a8_27012023111929.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:19:29" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 195 "edicao_id" => 309 "codigo" => "978-65-86901-94-8" "capa" => "63ef680a979f7_17022023084202.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "prefacio" => """ As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento já não conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cenário dinâmico da expansão da “inteligência coletiva” como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conexões sociais nas redes abertas da internet. Neste cenário, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da visão fragmentada de produção do conhecimento, buscando-se articular e produzir coerência dialógica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n Como processo contínuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude crítica e aberta à realidade, configurando movimentos de articulação entre teoria e prática. Conforme ressaltou Heloísa Luck, em sua obra “Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos”, o objetivo da interdisciplinaridade é “promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreensão da realidade e do homem como o ser determinante e determinado”. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n Sob o viés interdisciplinar, estudos linguísticos e literários conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cenários de educação básica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas teóricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimensões dialógicas, em sintonia com práticas históricas, sociais e culturais. Em função da diversidade de abordagens teórico-metodológicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino. <br />\r\n Reconhecendo a importância de ampliar o diálogo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL – Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espaço de divulgação científica para fomentar reflexões teórico-metodológicas sobre diversos temas nos campos de Linguística, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a terá a oportunidade de fazer uma imersão em pesquisas e relatos de experiências que focalizam o potencial dos estudos literários em suas dimensões trans/interdisciplinares. <br />\r\n No campo artístico-literário, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simbólicas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemióticas da literatura como fenômeno polissêmico. A literatura propicia imersões estéticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de construção e reconstrução de sentidos diante da inesgotabilidade da polivalência semântica que a obra literária sugere nos percursos da leitura. <br />\r\n Como fenômeno multifacetado, a literatura desperta os múltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar possíveis redes de significações em diversas possibilidades de atualizações literárias. Em conexões interdisciplinares com processos educativos, históricos e socioculturais, os estudos literários ampliam-se e evidenciam múltiplos horizontes de análises, teorias e críticas literárias.<br />\r\n No campo dos estudos literários, diversos/as pesquisadores/as participam desta publicação e evidenciam o lugar da literatura no cenário da produção científica. Os capítulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques teórico-metodológicos, evidenciando interconexões entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma espécie de orquestra polifônica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimensões polissêmicas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribuições para ampliar o debate no campo dos estudos literários e consolidam a produção científica na área com articulações entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cenários de graduação e pós-graduação.<br />\r\n Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acadêmicos e escolares a partir dos contínuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos literários. <br />\r\n Convidamos o/a leitor/a à imersão nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos literários em sintonia com reflexões teórico-metodológicas ancoradas em múltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo à valorização dos “saberes” e “sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras literárias sugerem.<br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef680a9835e_17022023084202.pdf" "arquivo" => "17022023102212-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:19:29" "updated_at" => "2023-02-17 10:22:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 195 "edicao_id" => 309 "codigo" => "978-65-86901-94-8" "capa" => "63ef680a979f7_17022023084202.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "prefacio" => """ As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento já não conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cenário dinâmico da expansão da “inteligência coletiva” como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conexões sociais nas redes abertas da internet. Neste cenário, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da visão fragmentada de produção do conhecimento, buscando-se articular e produzir coerência dialógica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n Como processo contínuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude crítica e aberta à realidade, configurando movimentos de articulação entre teoria e prática. Conforme ressaltou Heloísa Luck, em sua obra “Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos”, o objetivo da interdisciplinaridade é “promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreensão da realidade e do homem como o ser determinante e determinado”. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n Sob o viés interdisciplinar, estudos linguísticos e literários conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cenários de educação básica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas teóricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimensões dialógicas, em sintonia com práticas históricas, sociais e culturais. Em função da diversidade de abordagens teórico-metodológicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino. <br />\r\n Reconhecendo a importância de ampliar o diálogo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL – Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espaço de divulgação científica para fomentar reflexões teórico-metodológicas sobre diversos temas nos campos de Linguística, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a terá a oportunidade de fazer uma imersão em pesquisas e relatos de experiências que focalizam o potencial dos estudos literários em suas dimensões trans/interdisciplinares. <br />\r\n No campo artístico-literário, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simbólicas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemióticas da literatura como fenômeno polissêmico. A literatura propicia imersões estéticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de construção e reconstrução de sentidos diante da inesgotabilidade da polivalência semântica que a obra literária sugere nos percursos da leitura. <br />\r\n Como fenômeno multifacetado, a literatura desperta os múltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar possíveis redes de significações em diversas possibilidades de atualizações literárias. Em conexões interdisciplinares com processos educativos, históricos e socioculturais, os estudos literários ampliam-se e evidenciam múltiplos horizontes de análises, teorias e críticas literárias.<br />\r\n No campo dos estudos literários, diversos/as pesquisadores/as participam desta publicação e evidenciam o lugar da literatura no cenário da produção científica. Os capítulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques teórico-metodológicos, evidenciando interconexões entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma espécie de orquestra polifônica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimensões polissêmicas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribuições para ampliar o debate no campo dos estudos literários e consolidam a produção científica na área com articulações entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cenários de graduação e pós-graduação.<br />\r\n Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acadêmicos e escolares a partir dos contínuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos literários. <br />\r\n Convidamos o/a leitor/a à imersão nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos literários em sintonia com reflexões teórico-metodológicas ancoradas em múltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo à valorização dos “saberes” e “sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras literárias sugerem.<br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef680a9835e_17022023084202.pdf" "arquivo" => "17022023102212-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:19:29" "updated_at" => "2023-02-17 10:22:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }