Com a expansão da inteligência coletiva (LÉVY, 1999), a Educação Aberta vem se expandindo, por meio de práticas pedagógicas inovadoras; acesso aberto a materiais educacionais; autonomia do/a estudante; aprendizagem ubíqua; usos de Recursos Educacionais Abertos (REA). Vivemos a cultura livre, caracterizada por letramentos digitais do remix, e buscamos compartilhar, transformar e editar materiais, obras e recursos (LESSIG, 2004). Neste cenário, os REA podem apoiar a Educação Literária Aberta, integrada às práticas de letramentos literários e digitais, com base na compreensão da literatura como: fenômeno artístico/estético em suas dimensões políticas, históricas, culturais, psicológicas e sociais; produção estética aberta/flexível, pluridiscursiva, cronotópica, polifônica e dialógica (BAKHTIN, 2018); construção simbólica no campo literário (BOURDIEU, 2015) em seu potencial humanizador como direito humano (CANDIDO, 1995). Para dinamizar a educação literária, os REA podem ser inseridos em planejamentos didáticos e no desenvolvimento de metodologias ativas ancoradas nas demandas da cultura digital. Como objetivo geral, propomos investigar o papel da educação literária em tempos de inovações tecnológicas, tendo em vista as potencialidades dos REA no repensar de estratégias metodológicas para motivar práticas de letramentos literários. Quanto ao aporte teórico, a investigação tem como base as abordagens que discutem ensino da literatura, educação literária e letramentos literários - Cosson (2009, 2020); Silva (2003, 2005); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2006); Rouxel (1996, 2013); além de estudos sobre letramentos digitais, Educação Aberta e REA − Coscarelli e Ribeiro (2005); Buzato (2007); Amiel, Gonsales e Sabrian (2020); Santana; Rossini; Pretto (2012). As articulações entre ensino de literatura, letramentos literários e REA podem ser relevantes em propostas direcionadas para uma Educação Literária Aberta, visando ao desenvolvimento de práticas de letramentos literários em sintonia com a cultura do remix, contexto em que as tecnologias digitais e os novos suportes influenciam as relações entre jovens leitores e a literatura.