Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2

E-books

ISBN: 978-65-86901-94-8

"O MUNDO ESTAVA CALADO QUANDO NÓS MORREMOS": LITERATURA, VIOLÊNCIA E O TRAUMA DO GENOCÍDIO DE RUANDA EM SCHOLASTIQUE MUKASONGA

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          As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cen&aacute;rio din&acirc;mico da expans&atilde;o da &ldquo;intelig&ecirc;ncia coletiva&rdquo; como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conex&otilde;es sociais nas redes abertas da internet. Neste cen&aacute;rio, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da vis&atilde;o fragmentada de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, buscando-se articular e produzir coer&ecirc;ncia dial&oacute;gica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n
          Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n
          Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. Em fun&ccedil;&atilde;o da diversidade de abordagens te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino.&nbsp;<br />\r\n
          Reconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espa&ccedil;o de divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica para fomentar reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas sobre diversos temas nos campos de Lingu&iacute;stica, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regi&otilde;es do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\n
          No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
          Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
          No campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute;rio da produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica. Os cap&iacute;tulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos, evidenciando interconex&otilde;es entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n
          &nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimens&otilde;es poliss&ecirc;micas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribui&ccedil;&otilde;es para ampliar o debate no campo dos estudos liter&aacute;rios e consolidam a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica na &aacute;rea com articula&ccedil;&otilde;es entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cen&aacute;rios de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acad&ecirc;micos e escolares a partir dos cont&iacute;nuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos liter&aacute;rios.&nbsp;<br />\r\n
          Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
          Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
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          <br />\r\n
          Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
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                  As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cen&aacute;rio din&acirc;mico da expans&atilde;o da &ldquo;intelig&ecirc;ncia coletiva&rdquo; como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conex&otilde;es sociais nas redes abertas da internet. Neste cen&aacute;rio, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da vis&atilde;o fragmentada de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, buscando-se articular e produzir coer&ecirc;ncia dial&oacute;gica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n
                  Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n
                  Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. Em fun&ccedil;&atilde;o da diversidade de abordagens te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino.&nbsp;<br />\r\n
                  Reconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espa&ccedil;o de divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica para fomentar reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas sobre diversos temas nos campos de Lingu&iacute;stica, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regi&otilde;es do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\n
                  No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
                  No campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute;rio da produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica. Os cap&iacute;tulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos, evidenciando interconex&otilde;es entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n
                  &nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimens&otilde;es poliss&ecirc;micas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribui&ccedil;&otilde;es para ampliar o debate no campo dos estudos liter&aacute;rios e consolidam a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica na &aacute;rea com articula&ccedil;&otilde;es entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cen&aacute;rios de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acad&ecirc;micos e escolares a partir dos cont&iacute;nuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos liter&aacute;rios.&nbsp;<br />\r\n
                  Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
                  Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  Ivanda Maria Martins Silva
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                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
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                  No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
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                  Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
                  Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

De acordo com a Psicanálise, o trauma é uma fixação psíquica do indivíduo numa situação de choque violento, de ruptura, onde a pessoa sobrevivente é marcada por um estado crônico de angústia que a torna incapaz de verbalizar essa experiência. Para Freud (1914), a única forma de superar essas memórias traumáticas é perlaborá-las através de um processo que ficou conhecido como a “cura pela fala”. Scholastique Mukasonga é uma escritora ruandesa que sobreviveu ao trauma das guerras, da violência e do genocídio étnico ocorrido em seu país nos anos 1990. Suas obras (Baratas, 2006; A mulher de pés descalços, 2008; e Nossa senhora do Nilo, 2012) são testemunho (SELIGMANN-SILVA, 1999; 2003) de um contexto de guerra que mistura ficção às memórias do país em que ela nasceu. Neste trabalho, investigamos como o processo de escrita de suas “memórias” são, não só uma maneira de Mukasonga abrir as suas mais profundas feridas e contar o inenarrável (HUA, 2006) de suas experiências-limite através da ficção literária, mas também como essas experiências individuais fazem parte de uma memória coletiva (HALBWACHS, 2006) que busca perpetuar as lembranças de todos que estavam fadados ao extermínio.

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