É urgente a necessidade de uma sociedade plural, inclusiva e comprometida com um futuro sustentável. Incluir no ambiente escolar este compromisso e desfazer algumas ideias ultrapassadas são desafios deste tempo. Precisaremos derrubar mitos, repletos de senso comum, como o fato de Linguagens e Matemática serem campos do conhecimento antagônicos e inconciliáveis. Com a pedagogia histórico-crítica, pretendemos contribuir para a desconstrução destas ideias ao apresentar os resultados de uma sequência didática interdisciplinar que contribuiu para o desenvolvimento de competências (gerais e específicas) e habilidades presentes na BNCC do Ensino Médio nos componentes de Linguagens e Matemática. A sequência didática contou com uma visita à Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (BERSO) da UFPE. Esta experiência partiu da leitura do conto “Muribeca” de Marcelino Freire em uma aula de Português e se fortaleceu em reflexões sobre ciclos em aulas de Matemática. Buscou-se exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a imaginação e a criatividade. Após momentos expositivos, informações gerais sobre resíduos orgânicos e uma visita guiada, estudantes tiveram como missão utilizar diferentes linguagens – verbal , visual e digital – para partilhar informações, disseminando-as de forma crítica e responsável em prol da sustentabilidade. Estudantes vivenciaram interconexões produzindo sentidos, não só sobre as disciplinas envolvidas diretamente (Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa), como também Educação Ambiental e outros temas transversais. Fotografar um momento da visita e criar uma postagem para redes sociais contendo um pequeno texto conectando, pelo menos, 1 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância do manejo adequado de resíduos sólidos foi a missão final. Através desta experiência foi possível apresentar, refletir e vivenciar de maneira interdisciplinar temas relacionados à tipologia textual e transitividade verbal, estratégias de leitura em inglês e fenômenos cíclicos, a partir de uma prática social na perspectiva do desenvolvimento sustentável.