Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1

E-books

ISBN: 978-65-86901-93-1

A CONCORDÂNCIA VERBAL E O MULTILINGUISMO EM VARIEDADES MOÇAMBICANAS: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO

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          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
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                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
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                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
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                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

Análise sociolinguística da concordância verbal de 3ª pessoa do plural no Português oral de Moçambique, considerando amostras de fala de indivíduos de áreas urbanas, algumas intermediárias e outras rurais do país. Seguindo os pressupostos da Teoria da Variação e Mudança, o objetivo principal é constatar as diferenças quanto à marcação de plural nessas regiões, para verificar o estatuto da regra em cada localidade, se categórica, semicategórica ou variável, e analisar as diferenças entre elas, em relação às restrições (extra-)linguísticas que condicionam o fenômeno. Através dos resultados obtidos pelo programa estatístico GOLDVARB X, constata-se o comportamento de uma regra semicategórica na área urbana (97% de marcação padrão), enquanto as áreas rurais e intermediárias apresentam-se com status de regra variável (86,8% e 70%). Os principais condicionamentos que desfavorecem a presença de pluralidade são os seguintes: (i) uso mais frequente de línguas bantu, (ii) ser falante de Português como L2, (iii) menor escolaridade, (iv) verbos de baixa saliência fônica, (v) verbos inacusativos/inergativos e copulativos, (vi) sujeitos sem marcas explícitas de plural. Em termos qualitativos, nota-se uma diversidade de contextos estruturais variáveis mais semelhantes aos encontrados no PB e, consequentemente, opostos aos vistos no PE. Além disso, verifica-se que a questão diatópica não é a única responsável pelas diferenças atestadas entre as amostras, constatando-se forte relevância para questões extralinguísticas que parecem atuar de forma mais efetiva sobre os índices obtidos. Os resultados apontam, então, que a particularidade da situação multilíngue de Moçambique estabelece uma pluralidade de normas efetivamente praticadas no país, dentro de um continuum de padrões de concordância, a depender, especialmente, de fatores sociais, todos relacionados, direta ou indiretamente, à aquisição e ao contato com o emprego do Português e/ou línguas bantu, que influenciam as configurações dos falares moçambicanos.

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