Entendemos que a linguagem, seja ela oral e escrita, é a base fortificadora do processo de ensino/aprendizagem, sendo crucial em todo o processo de aprendizagem, precisando ser desenvolvida plenamente desde a mais tenra infância. Por meio dela que se solidifica saberes e se constroi conhecimentos, precisa ser priorizada e plenamente trabalhada desde a Educação Infantil, enquanto instituição responsável pela educação e desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos alunos. Diante dessa importância da aquisição da linguagem escrita para o desenvolvimento das crianças, que terão por base as práticas do letramento, esta pesquisa foca na observação do processo de aquisição da mesma, investigou como as práticas de letramento contribuem para este desenvolvimento no Ciclo Alfabetizador, para tanto procuraremos responder a pergunta: Como as práticas de letramento auxiliam na aquisição da linguagem escrita no Ciclo Alfabetizador? Temos como objetivo geral: Investigar o processo de aquisição da linguagem escrita, por meio das práticas de letramento no Ciclo Alfabetizador na rede municipal de ensino de Caxingó-PI. E, como objetivos especificos: i. Identificar as práticas de letramento enquanto meio para a aquisição da linguagem escrita; ii. Descrever a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita no Ciclo Alfabetizador; e, iii. Analisar as práticas de letramento como meio de desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem escrita. A pesquisa com abordagem qualitativa caracteriza-se por ser uma descrição analítica realizada de modo fidedigno sobre o objeto pesquisado. De modo que não se apega a idealizações ou deduções; atua, pois, auxiliando o pesquisador, vislumbrando uma análise real por meio da descrição, possibilitando uma correlação com o contexto geral. A pesquisa conclui inicialmente que os professores esforçam-se diariamente para o trabalho de alfabetizar e letrar.