O subgênero tira humorística ou tirinhas tem como finalidade abordar situações que retratam o cotidiano de um dado momento histórico-social (MAINGENEAU, 2002, apud RAMOS, 2009). As tirinhas normalmente são veiculadas em revistas, jornais, livros, internet, etc. Nesse sentido, Ramos (2015) afirma que as tirinhas são espécies de piadas relatadas com os recursos das Histórias em Quadrinhos (HQs). O texto das tirinhas é curto e, por vezes, se utiliza das ambiguidades para a construção dos efeitos de sentido, para quebrar expectativas e realizar inferências a partir de conhecimentos prévios dos leitores (RAMOS, 2015). Sendo assim, nesta presente discussão, assumimos o fenômeno da ambiguidade, mais especificamente a lexical, como recurso criativo e intencional, utilizado no âmbito discursivo das tirinhas de Armandinho, atuando com efeito de sentido esperado: o humor. Dessa maneira, discutiremos neste estudo os principais tópicos que envolvem a questão da ambiguidade lexical – dentro do escopo da Semântica Referencial –, conceitos estes como: o que entendemos por ambiguidade lexical; a Semântica, a Pragmática e o problema do contexto; o subgênero tirinhas e a discussão sobre tirinhas contendo ambiguidade lexical como recurso crítico-reflexivo e humorístico relevantes a serem abordadas nas aulas de português. Como resultado, portanto, esperamos trazer contribuições para a aula de língua portuguesa, mais especificamente a aula de leitura e interpretação de texto, acerca da importância da discussão sobre o fenômeno da ambiguidade lexical presente nas tirinhas como um dos recursos que abarca o uso criativo da linguagem e que suscita reflexões críticas provocadas através do humor.