As notas de falecimento são tradições discursivas veiculadas em periódicos pernambucanos datados a partir do século XIX e cumprem o propósito de dar nota sobre o falecimento de uma determinada pessoa. O presente estudo tem por objetivo analisar as notas de falecimento produzidas durante os séculos XIX, XX e XXI, abarcando as notas veiculadas nos periódicos impressos e na plataforma digital facebook e, com base na historicidade desse gênero, apresentar uma proposição didática voltada para o ensino de Língua Portuguesa. Este trabalho está fundado em dois pilares teóricos, a saber: no Modelo de Tradição Discursiva (KOCH, 1997; KABATEK, 2004; 2006; 2012; LONGHIN, 2014); e no Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BRONCKART, 2012). A partir da construção do corpus, formado por 75 (setenta e cinco) notas de falecimento, referentes aos séculos XIX, XX e XXI – quinze notas para cada metade de século –, foi traçada a historicidade e a tradicionalidade do gênero em diferentes temporalidades, suportes e contexto de produção, tendo em vista que as notas refletem as práticas e os costumes da época em que foram escritas. Além disso, foi proposto uma sequência didática com a elaboração de um glossário, pensando na reflexão sobre a natureza social e histórica do gênero e da língua.