Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, na qual objetivamos investigar os padrões construcionais instanciados pela construção agora na função de conector com traços adversativos. Para dar conta da nossa pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), ancorada ao Funcionalismo Norte-americano e em aportes teóricos da Gramática de Construções. Direcionamo-nos, pelas seguintes questões-problema: i) Por entendermos que as categorias gramaticais não são fixas, há outras funções, além de advérbio circunstanciador de tempo, desempenhadas pela construção agora no Português Brasileiro? ii) Quais são essas funções? iii) As construções com agora em nossa amostra apresentam padrões construcionais? iv) Quais são esses padrões? Nossos resultados parciais, permitem-nos responder: a) a construção agora desempenha outras funções (advérbio circunstanciador de tempo; funções conectoras, com traços adversativos; e função de marcador discursivo), conforme atestado em dados dos nossos corpora; b) é possível apresentar o quantitativo geral dos padrões construcionais encontrados, e mais especificamente, a microconstrução mais produtiva, entre os padrões construcionais instanciados pela construção agora, na função de conector com traços adversativos. É importante ressaltar que optamos por utilizar, em nossa análise de dados, o Método Misto, pautado no equacionamento entre a metodologia qualitativa e a quantitativa, conforme Cunha Lacerda (2016) e que os resultados parciais, aqui descritos, referem-se às ocorrências extraídas do corpus do PPVC (Corpus do Português Popular de Vitória da Conquista). Os resultados da nossa pesquisa devem refletir na sala de aula, uma vez que as pesquisas linguísticas são determinantes para a ressignificação da educação em língua materna. Cabe ao professor, nesse contexto, reconhecendo a heterogeneidade linguística como uma característica inerente às línguas, levar o aluno a refletir acerca da língua materna e contribuir para um ensino que considere a relevância da língua em funcionamento.