A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A BUSCA PELA NÃO ABJETIFICAÇÃO DO SEU CORPO: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92200 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A BUSCA PELA NÃO ABJETIFICAÇÃO DO SEU CORPO: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo reflexionar acerca da busca pela não abjetificação do corpo com deficiência. Tendo por base o discurso como prática social, concepção da Análise Crítica do Discurso (ACD), entendemos o discurso como um meio de revelar as injustiças sociais entranhadas nos enunciados, visando a desentranhar os abusos de poder, de modo a conceder lugar de fala às minorias. Há uma relação bastante estreita entre corpo e discurso, basta pensarmos no valor que um discurso tem, a depender do corpo que o profere. Nesse sentido, ancorando-nos na ACD e nos estudos Queer, assim como na teoria Crip, buscaremos analisar discursos de pessoas com deficiência, que buscam a não abjetificação de seus corpos. Estudos assim se tornam necessários à medida que dão visibilidade a pessoas cuja existência está condicionada a um mundo que não é para PCDs. Ele é formulado para que pessoas com deficiência (PCDs) não existam. Para que se escondam e se refugiem nos cômodos de suas casas. A psicanálise explica que a alteridade é vivida pelo outro como uma ameaça, dessa forma, a deficiência visível no outro é abjeta a mim, porque em algum canto remoto da minha personalidade me vejo deficiente. Entendemos por corpo abjeto, aquele corpo que não importa num sentido político, corpo que não se encontra em pé de igualdade ao que se entende como "normal". A teoria Crip se concentra no binário capacitado/não capacitado, analisando a performance desses corpos como uma questão política. De modo geral, ser Crip é uma tomada de posição a favor da inclusão e contra aqueles que se julgam capacitados, em detrimento daqueles que socialmente são descritos como não capacitados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 10: Enunciação, discurso e suas interfaces" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID299_TB98_25112022210603.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DOS SANTOS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.andrade1994@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92200 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A BUSCA PELA NÃO ABJETIFICAÇÃO DO SEU CORPO: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo reflexionar acerca da busca pela não abjetificação do corpo com deficiência. Tendo por base o discurso como prática social, concepção da Análise Crítica do Discurso (ACD), entendemos o discurso como um meio de revelar as injustiças sociais entranhadas nos enunciados, visando a desentranhar os abusos de poder, de modo a conceder lugar de fala às minorias. Há uma relação bastante estreita entre corpo e discurso, basta pensarmos no valor que um discurso tem, a depender do corpo que o profere. Nesse sentido, ancorando-nos na ACD e nos estudos Queer, assim como na teoria Crip, buscaremos analisar discursos de pessoas com deficiência, que buscam a não abjetificação de seus corpos. Estudos assim se tornam necessários à medida que dão visibilidade a pessoas cuja existência está condicionada a um mundo que não é para PCDs. Ele é formulado para que pessoas com deficiência (PCDs) não existam. Para que se escondam e se refugiem nos cômodos de suas casas. A psicanálise explica que a alteridade é vivida pelo outro como uma ameaça, dessa forma, a deficiência visível no outro é abjeta a mim, porque em algum canto remoto da minha personalidade me vejo deficiente. Entendemos por corpo abjeto, aquele corpo que não importa num sentido político, corpo que não se encontra em pé de igualdade ao que se entende como "normal". A teoria Crip se concentra no binário capacitado/não capacitado, analisando a performance desses corpos como uma questão política. De modo geral, ser Crip é uma tomada de posição a favor da inclusão e contra aqueles que se julgam capacitados, em detrimento daqueles que socialmente são descritos como não capacitados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 10: Enunciação, discurso e suas interfaces" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID299_TB98_25112022210603.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DOS SANTOS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.andrade1994@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }