A LEITURA E A ORALIDADE EM METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DOS CENÁRIOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92222 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 148 "titulo" => "A LEITURA E A ORALIDADE EM METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DOS CENÁRIOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES" "resumo" => "O ensino do eixo da leitura e da oralidade constitui-se em um desafio para trabalharmos na sala de aula contemporaneamente, pois vivemos em uma sociedade em que a análise linguística, com foco na gramática normativa, é a grande protagonista das aulas de língua portuguesa. Diante das grandes mudanças ocorridas na educação devido à pandemia da COVID-19, muitas crianças do mundo inteiro ficaram afastadas presencialmente da escola, o que dificultou ainda mais o ensino das práticas de linguagem durante as aulas remotas, agravando, de forma significativa, o desenvolvimento dos eixos da leitura e da oralidade. A importância deste projeto se deve pelo fato de trabalharmos a leitura e a oralidade em metodologias ativas nos cenários didáticos a fim de conduzir um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adequado nas aulas de língua portuguesa através das formações de professores. Nosso objetivo geral foi planejar e aplicar cenários didáticos no eixo de práticas de leitura e de oralidade por meio das metodologias ativas. Como objetivos específicos pretendemos desenvolver práticas de leitura e de oralidade voltadas à aprendizagem, utilizando metodologias ativas na construção de cenários didáticos na formação dos professores. Para tal estudo, quanto aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa participante com o objetivo de promover transformação social para o grupo estudado. Foram ofertadas formações continuadas a trinta professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Pernambuco. A metodologia utilizada neste projeto foi qualitativa buscando conscientizar e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura, favorecendo a uma educação de qualidade que oportunize aos alunos a apropriação das tecnologias do ler e do falar através da leitura de diversos gêneros escritos e orais e das metodologias ativas construídas em cenários didáticos. Como base teórica teremos a Linguística textual de Antônio Marcuschi, as sequências didáticas e os gêneros orais de Dolz e Schneuwly e a leitura de Angela Kleiman." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID148_TB147_16122022100946.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATASHA FERRAZ CANTO PESSOA DE LUNA" "autor_nome_curto" => "NATASHA" "autor_email" => "natashapluna@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92222 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 148 "titulo" => "A LEITURA E A ORALIDADE EM METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DOS CENÁRIOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES" "resumo" => "O ensino do eixo da leitura e da oralidade constitui-se em um desafio para trabalharmos na sala de aula contemporaneamente, pois vivemos em uma sociedade em que a análise linguística, com foco na gramática normativa, é a grande protagonista das aulas de língua portuguesa. Diante das grandes mudanças ocorridas na educação devido à pandemia da COVID-19, muitas crianças do mundo inteiro ficaram afastadas presencialmente da escola, o que dificultou ainda mais o ensino das práticas de linguagem durante as aulas remotas, agravando, de forma significativa, o desenvolvimento dos eixos da leitura e da oralidade. A importância deste projeto se deve pelo fato de trabalharmos a leitura e a oralidade em metodologias ativas nos cenários didáticos a fim de conduzir um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adequado nas aulas de língua portuguesa através das formações de professores. Nosso objetivo geral foi planejar e aplicar cenários didáticos no eixo de práticas de leitura e de oralidade por meio das metodologias ativas. Como objetivos específicos pretendemos desenvolver práticas de leitura e de oralidade voltadas à aprendizagem, utilizando metodologias ativas na construção de cenários didáticos na formação dos professores. Para tal estudo, quanto aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa participante com o objetivo de promover transformação social para o grupo estudado. Foram ofertadas formações continuadas a trinta professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Pernambuco. A metodologia utilizada neste projeto foi qualitativa buscando conscientizar e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura, favorecendo a uma educação de qualidade que oportunize aos alunos a apropriação das tecnologias do ler e do falar através da leitura de diversos gêneros escritos e orais e das metodologias ativas construídas em cenários didáticos. Como base teórica teremos a Linguística textual de Antônio Marcuschi, as sequências didáticas e os gêneros orais de Dolz e Schneuwly e a leitura de Angela Kleiman." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID148_TB147_16122022100946.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATASHA FERRAZ CANTO PESSOA DE LUNA" "autor_nome_curto" => "NATASHA" "autor_email" => "natashapluna@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }