O ensino do eixo da leitura e da oralidade constitui-se em um desafio para trabalharmos na sala de aula contemporaneamente, pois vivemos em uma sociedade em que a análise linguística, com foco na gramática normativa, é a grande protagonista das aulas de língua portuguesa. Diante das grandes mudanças ocorridas na educação devido à pandemia da COVID-19, muitas crianças do mundo inteiro ficaram afastadas presencialmente da escola, o que dificultou ainda mais o ensino das práticas de linguagem durante as aulas remotas, agravando, de forma significativa, o desenvolvimento dos eixos da leitura e da oralidade. A importância deste projeto se deve pelo fato de trabalharmos a leitura e a oralidade em metodologias ativas nos cenários didáticos a fim de conduzir um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adequado nas aulas de língua portuguesa através das formações de professores. Nosso objetivo geral foi planejar e aplicar cenários didáticos no eixo de práticas de leitura e de oralidade por meio das metodologias ativas. Como objetivos específicos pretendemos desenvolver práticas de leitura e de oralidade voltadas à aprendizagem, utilizando metodologias ativas na construção de cenários didáticos na formação dos professores. Para tal estudo, quanto aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa participante com o objetivo de promover transformação social para o grupo estudado. Foram ofertadas formações continuadas a trinta professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Pernambuco. A metodologia utilizada neste projeto foi qualitativa buscando conscientizar e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura, favorecendo a uma educação de qualidade que oportunize aos alunos a apropriação das tecnologias do ler e do falar através da leitura de diversos gêneros escritos e orais e das metodologias ativas construídas em cenários didáticos. Como base teórica teremos a Linguística textual de Antônio Marcuschi, as sequências didáticas e os gêneros orais de Dolz e Schneuwly e a leitura de Angela Kleiman.