A leitura e a escrita são práticas que se complementam e estarão presentes durante todo o percurso acadêmico dos discentes. O professor é um agente importante para o incentivo da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental. Este estudo teve como objetivo mostrar a importância da leitura e sua compreensão no processo de aprendizagem do aluno. O estudo foi desenvolvido através de uma revisão integrativa da literatura e abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica foi realizada em artigos científicos disponíveis em bases de dados da SciElo (Scientific Electronic Library Online) e outros repositórios. Os estudos evidenciaram a utilização de teste de leitura oral de palavras isoladas, testes construídos com base em texto narrativo e expositivo, repetição de palavras, prova de leitura e escrita, questionários, velocidade e compreensão da leitura. Alunos do ensino fundamental II podem apresentar fluência de leitura, com variação de fraca a moderada. Apresentam dificuldades na leitura, na compreensão do que foi lido, na escrita do texto, em dar sentido à escrita, na grafia, parágrafos e pontuação. Quanto mais pausas na leitura, maiores são as dificuldades de decodificação. Leitores mais habilidosos apresentaram resultados significativos se comparado aos menos habilidosos. A avaliação da Fluência de Leitura Textual está significativamente correlacionada com a fluência de leitura. Escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade têm desempenho inferior, se comparado a escolares com bom desempenho escolar, em subteste silábico e fonêmico. O docente deve buscar estratégias para envolver a turma, incentivar a leitura e compreensão, através da reescrita dos textos.