Este artigo tem por objetivo investigar as principais conquistas legislativas e desafios enfrentados pelos surdos que desejam ingressar no mercado de trabalho, tendo como estudo os deficientes sensoriais do município de Pombal/PB, Sertão da Paraíba. O referencial teórico para melhor compreensão da temática foi com base: Lacerda; Albres; Drago, (2013), Batista (2004), legislações como a Lei 8.213/91 e Lei 10.436/02 entre outros. Foram feitas entrevistas com perguntas estruturadas fechadas, visando adquirir informações acerca das percepções e opiniões das pessoas surdas no seu meio profissional, são professores e alunos surdos as escolas públicas: Escola Estadual João da Mata e o Escola Monsenhor Vicente Freitas, com idades entre 18 e 50 anos. Dos quinze surdos entrevistados, verifica-se que todos fazem uso da Linguagem Brasileira de Sinais para se comunicar, 90% afirmam trabalhar. À pergunta sobre discriminação no trabalho, 90% já sofreram algum tipo de constrangimento por ser surdo e não conseguir se comunicar com agilidade. Quando questionados sobre suas profissões e se gostam do que fazem, visto que os professores trabalham na própria instituição em que foi aplicado o questionário e os alunos são monitores remunerados, 100% afirmaram gostar muito de suas profissões, observa-se que há integração dos surdos na sua comunidade, são pessoas conscientes dos seus direitos. Portanto, ao longo da história brasileira, ocorreram relativos avanços na legislação, mas as pessoas em geral precisam estar mais preparadas para lidar com as diversidades humanas e torna-se uma sociedade mais justa.