FOLHETOS DE CORDÉIS NA SALA DA EJA: INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8793 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2178 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "FOLHETOS DE CORDÉIS NA SALA DA EJA: INCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "Sabemos que a cultura e a língua são fontes de conhecimentos e aprendizagens e é imprescindível a inclusão das tecnologias no meio escolar, uma vez que se contata um crescimento exagerado da sociedade ao acesso às novas tecnologias, da linguagem oral e popular à era tecnológica. Desse modo, a escola tem a necessidade de acompanhar tais avanços, utilizando-os como instrumentos de contribuição para a prática pedagógica docente, visando o pleno desenvolvimento do ensino- aprendizagem. Desse modo, o presente artigo visou vivenciar tais discussões através do trabalho com Literatura de Cordel em sala de aula, tendo como ferramentas os recursos tecnológicos. Tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato de ser poesia popular em versos, em especial os que expressam espertezas e malandragens, além de enfatizar a riqueza da cultura popular em nossa sociedade. Observa-se que o folheto de Cordel não é muito explorado tampouco conhecido no universo do alunado e não compreende que se vivencia essa literatura diariamente. O público-alvo escolhido foi os discentes da EJA (Educação de Jovens de Adultos) no segundo segmento de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "CORDEL, EJA, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_11_2014_00_13_53_idinscrito_1574_5799dc95ae83a59433eab95687236bca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELLYS VANNESSA DA SILVA RODRIGUES SABINO" "autor_nome_curto" => "DELLYS" "autor_email" => "nessinhasabino@hotmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8793 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2178 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "FOLHETOS DE CORDÉIS NA SALA DA EJA: INCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "Sabemos que a cultura e a língua são fontes de conhecimentos e aprendizagens e é imprescindível a inclusão das tecnologias no meio escolar, uma vez que se contata um crescimento exagerado da sociedade ao acesso às novas tecnologias, da linguagem oral e popular à era tecnológica. Desse modo, a escola tem a necessidade de acompanhar tais avanços, utilizando-os como instrumentos de contribuição para a prática pedagógica docente, visando o pleno desenvolvimento do ensino- aprendizagem. Desse modo, o presente artigo visou vivenciar tais discussões através do trabalho com Literatura de Cordel em sala de aula, tendo como ferramentas os recursos tecnológicos. Tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato de ser poesia popular em versos, em especial os que expressam espertezas e malandragens, além de enfatizar a riqueza da cultura popular em nossa sociedade. Observa-se que o folheto de Cordel não é muito explorado tampouco conhecido no universo do alunado e não compreende que se vivencia essa literatura diariamente. O público-alvo escolhido foi os discentes da EJA (Educação de Jovens de Adultos) no segundo segmento de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "CORDEL, EJA, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_11_2014_00_13_53_idinscrito_1574_5799dc95ae83a59433eab95687236bca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELLYS VANNESSA DA SILVA RODRIGUES SABINO" "autor_nome_curto" => "DELLYS" "autor_email" => "nessinhasabino@hotmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }