Sabemos que a cultura e a língua são fontes de conhecimentos e aprendizagens e é imprescindível a inclusão das tecnologias no meio escolar, uma vez que se contata um crescimento exagerado da sociedade ao acesso às novas tecnologias, da linguagem oral e popular à era tecnológica. Desse modo, a escola tem a necessidade de acompanhar tais avanços, utilizando-os como instrumentos de contribuição para a prática pedagógica docente, visando o pleno desenvolvimento do ensino- aprendizagem. Desse modo, o presente artigo visou vivenciar tais discussões através do trabalho com Literatura de Cordel em sala de aula, tendo como ferramentas os recursos tecnológicos. Tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato de ser poesia popular em versos, em especial os que expressam espertezas e malandragens, além de enfatizar a riqueza da cultura popular em nossa sociedade. Observa-se que o folheto de Cordel não é muito explorado tampouco conhecido no universo do alunado e não compreende que se vivencia essa literatura diariamente. O público-alvo escolhido foi os discentes da EJA (Educação de Jovens de Adultos) no segundo segmento de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba.