A prática didático-pedagógica na sala de aula que tem como princípio norteador o diálogo, possibilita a comunicação entre os educandos/as e educadores/as, favorecendo aos que estão envolvidos a oportunidade de expressarem seus pontos de vista, valores, sua visão de mundo, que podem ampliar seus conhecimentos a partir da interação com os outros. O objetivo desse trabalho é investigar a ação-reflexão-ação docente, nas aulas de educação ambiental, por meio do diálogo argumentativo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada em uma escola pública da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata-PE. As técnicas e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a videogravação, observação e diário de campo, sendo neste trabalho focalizada a videogravação e a transcrição especificamente das aulas, especificamente de Educação Ambiental. Os resultados deste trabalho nos indica a ação-reflexão-ação docente mediante os argumentos trazidos pelos/as educandos/as, levando-a a refletir sobre sua prática didático-pedagógica, instaurada nas aulas de educação ambiental. Nesse processo reflexivo a decente considerou que precisam rever suas práticas, sendo reavaliadas, afim de que as mesmas possam favorecer um diálogo argumentativo, com a finalidade da construção do conhecimento coletivo, acerca das questões socioambientais. Concluímos sobre a necessidade de formação continuada, a fim de que os/as educandos/as possam refletir coletivamente sobre novas estratégias didáticas pautadas em diálogos argumentativos, possibilitando assim uma reflexão crítica sobre suas ações na sala de aula, e assim favoreça a mudança de paradigma, além da inserção do diálogo argumentativo neste espaço docente a cerca das questões ambientais.