O Referido trabalho trata de um breve reflexão sobre o papel da sala de AEE , quem deve ser atendido, seus impactos e desafios em duas Escolas Pública Municipais no Estado da Paraíba (Alagoa Nova e Campina Grande – Brasil). Já que as mesmas apresentam um fato em comum, a implementação da sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), no ano em curso, as professoras aqui envolvidas buscaram compreender os desafios enfrentados bem como os resultados apresentados sobre o contexto em questão. Portanto fez- se necessário um breve comentário sobre o professor frente a educação especial, no qual encontra-se em processo de construção bem recente, a ideia de problematizar esse contexto partiu da reflexão de como incluir com dignidade nas salas regulares os escolares com necessidades especiais; já que esses tem direito garantido por lei e portanto requer um olhar com sensibilidade bastante especial ao que refere a resistência dos professores frente a esse grande desafio que precisa ser superado através de vários processos formativos oferecido pelo MEC, mas que muitos professores resistem em tomar conhecimento, acreditasse que pelo fato da problemática ter sido entregue a negligência. Optou-se pelas medidas paliativas a exemplo de palestras oferecidas eventualmente, deixando de lado a proposta de uma política com olhar de uma construção permanente que possibilite discussões e ações ao que refere a inclusão de escolares com necessidades especiais. E a sala de AEE como um serviço educacional especializado desenvolvido na rede municipal de ensino organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos considerando a sua necessidades. Essa reflexão teve como objetivo compreender a importância e a função da sala de AEE, no contexto escolar de escolas públicas; compreender o papel do professor da sala em questão e a importância de haver a parceria com professor da sala regular. Como metodologias utilizou-se pesquisa bibiografia para entender a Educação Especial no contexto atual e a função da sala de AEE. Foram proporcionadas rodas de diálogo com as professoras da sala regular em ambas as escolas para compreendermos como as mesmas veem a sala de AEE. Também buscou-se conversar com a professora da sala de AEE, para entender o trabalhar com parceria, e assim melhorar as possibilidades de inclusão dos escolares em questão na sala regular. Portanto diante a realidade percebemos algumas mudanças no comportamento por parte dos professores da sala regular e uma maior desenvoltura dos escolares nas atividades proporcionadas pela sala de AEE sendo refletida junto a sala regular. Contudo, revela que o trabalho nela desenvolvido não deve e não pode ser confundida com reforço escolar, recuperação paralela. Entretanto ela deve ser um espaço de desafio no qual o aluno, com deficiência, encontra condições necessárias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.