O QUE SE ENTENDE POR GESTÃO DEMOCRÁTICA E CURRÍCULO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9056 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 838 "inscrito_id" => 479 "titulo" => "O QUE SE ENTENDE POR GESTÃO DEMOCRÁTICA E CURRÍCULO" "resumo" => "Este artigo analisa aspectos relacionados à gestão de duas escolas públicas localizadas nos municípios de Cacimba de Dentro-PB e Esperança-PB, tais como conhecer de que maneira a gestão democrática é compreendida pelos gestores e de que forma a mesma pode contribuir para o desenvolvimento do educando e melhoria do ensino. A metodologia consiste em um estudo exploratório através do qual duas gestoras foram entrevistas no período de julho de 2013, abordando questões tais como qual o tipo de gestão é adotado na escola, como é feito o planejamento curricular, se a escola possui projeto político-pedagógico e como o mesmo é elaborado entre outras questões. Para a análise dos dados recorremos a autores como FREITAS, LOPES e MACEDO. Chegamos as seguintes conclusões: a gestão democrática é condição para a melhoria da qualidade da educação; as eleições de diretores não são elementos suficientes para garantir gestão democrática, no planejamento curricular as escolas seguem apenas a grade nacional, não levando em consideração as necessidades da região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, MELHORIA DO ENSINO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_15_05_07_idinscrito_479_b8e9ce3dc1110b51c65b82297c9c8c23.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELE ANDRE" "autor_email" => "daniandre2011@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9056 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 838 "inscrito_id" => 479 "titulo" => "O QUE SE ENTENDE POR GESTÃO DEMOCRÁTICA E CURRÍCULO" "resumo" => "Este artigo analisa aspectos relacionados à gestão de duas escolas públicas localizadas nos municípios de Cacimba de Dentro-PB e Esperança-PB, tais como conhecer de que maneira a gestão democrática é compreendida pelos gestores e de que forma a mesma pode contribuir para o desenvolvimento do educando e melhoria do ensino. A metodologia consiste em um estudo exploratório através do qual duas gestoras foram entrevistas no período de julho de 2013, abordando questões tais como qual o tipo de gestão é adotado na escola, como é feito o planejamento curricular, se a escola possui projeto político-pedagógico e como o mesmo é elaborado entre outras questões. Para a análise dos dados recorremos a autores como FREITAS, LOPES e MACEDO. Chegamos as seguintes conclusões: a gestão democrática é condição para a melhoria da qualidade da educação; as eleições de diretores não são elementos suficientes para garantir gestão democrática, no planejamento curricular as escolas seguem apenas a grade nacional, não levando em consideração as necessidades da região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, MELHORIA DO ENSINO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_15_05_07_idinscrito_479_b8e9ce3dc1110b51c65b82297c9c8c23.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELE ANDRE" "autor_email" => "daniandre2011@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }