Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O QUE SE ENTENDE POR GESTÃO DEMOCRÁTICA E CURRÍCULO

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, MELHORIA DO ENSINO, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este artigo analisa aspectos relacionados à gestão de duas escolas públicas localizadas nos municípios de Cacimba de Dentro-PB e Esperança-PB, tais como conhecer de que maneira a gestão democrática é compreendida pelos gestores e de que forma a mesma pode contribuir para o desenvolvimento do educando e melhoria do ensino. A metodologia consiste em um estudo exploratório através do qual duas gestoras foram entrevistas no período de julho de 2013, abordando questões tais como qual o tipo de gestão é adotado na escola, como é feito o planejamento curricular, se a escola possui projeto político-pedagógico e como o mesmo é elaborado entre outras questões. Para a análise dos dados recorremos a autores como FREITAS, LOPES e MACEDO. Chegamos as seguintes conclusões: a gestão democrática é condição para a melhoria da qualidade da educação; as eleições de diretores não são elementos suficientes para garantir gestão democrática, no planejamento curricular as escolas seguem apenas a grade nacional, não levando em consideração as necessidades da região.

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