Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS SABERES DOCENTES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO SERTÃO PERNAMBUCANO.

Palavra-chaves: SABERES DOCENTES, INCLUSÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
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      O objetivo desse trabalho é entender como os professores de Pedagogia têm construído saberes para atender alunos com deficiência. Essa pesquisa é um recorte que fazemos da nossa dissertação de mestrado. Onde pude identificar algumas dificuldades presentes no processo de ensino – aprendizagem de alunos com deficiência no curso de Pedagogia, os mesmos se queixavam da falta de preparo do professor para atender as suas necessidades. Tivemos como campo de investigação uma Instituição Pública de Ensino Superior do estado de Pernambuco. Constituíram-se sujeitos desse estudo seis docentes do Curso de Pedagogia que trabalham com alunos com deficiência em suas salas de aula.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa narrativa. Os dados coletados foram tratados, a partir dos procedimentos da análise temática. O resultado da pesquisa aponta que, embora os educadores não tenham uma formação voltada para a educação inclusiva, eles apresentam saberes construídos na própria prática pedagógica voltados para a inclusão educacional. Pudemos abstrair 19 saberes a que chamamos de saberes inclusivos. Essa realidade revela que, apesar das experiências vividas em sala de aula, é necessário um maior investimento das políticas públicas no ensino superior, no sentido de proporcionar espaços formativos para todos da comunidade acadêmica, com o objetivo da formação para uma prática pedagógica que assegurem o direito de acesso e permanência de todos os alunos nesta modalidade do ensino.
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      O objetivo desse trabalho é entender como os professores de Pedagogia têm construído saberes para atender alunos com deficiência. Essa pesquisa é um recorte que fazemos da nossa dissertação de mestrado. Onde pude identificar algumas dificuldades presentes no processo de ensino – aprendizagem de alunos com deficiência no curso de Pedagogia, os mesmos se queixavam da falta de preparo do professor para atender as suas necessidades. Tivemos como campo de investigação uma Instituição Pública de Ensino Superior do estado de Pernambuco. Constituíram-se sujeitos desse estudo seis docentes do Curso de Pedagogia que trabalham com alunos com deficiência em suas salas de aula.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa narrativa. Os dados coletados foram tratados, a partir dos procedimentos da análise temática. O resultado da pesquisa aponta que, embora os educadores não tenham uma formação voltada para a educação inclusiva, eles apresentam saberes construídos na própria prática pedagógica voltados para a inclusão educacional. Pudemos abstrair 19 saberes a que chamamos de saberes inclusivos. Essa realidade revela que, apesar das experiências vividas em sala de aula, é necessário um maior investimento das políticas públicas no ensino superior, no sentido de proporcionar espaços formativos para todos da comunidade acadêmica, com o objetivo da formação para uma prática pedagógica que assegurem o direito de acesso e permanência de todos os alunos nesta modalidade do ensino.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMO O objetivo desse trabalho é entender como os professores de Pedagogia têm construído saberes para atender alunos com deficiência. Essa pesquisa é um recorte que fazemos da nossa dissertação de mestrado. Onde pude identificar algumas dificuldades presentes no processo de ensino – aprendizagem de alunos com deficiência no curso de Pedagogia, os mesmos se queixavam da falta de preparo do professor para atender as suas necessidades. Tivemos como campo de investigação uma Instituição Pública de Ensino Superior do estado de Pernambuco. Constituíram-se sujeitos desse estudo seis docentes do Curso de Pedagogia que trabalham com alunos com deficiência em suas salas de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa narrativa. Os dados coletados foram tratados, a partir dos procedimentos da análise temática. O resultado da pesquisa aponta que, embora os educadores não tenham uma formação voltada para a educação inclusiva, eles apresentam saberes construídos na própria prática pedagógica voltados para a inclusão educacional. Pudemos abstrair 19 saberes a que chamamos de saberes inclusivos. Essa realidade revela que, apesar das experiências vividas em sala de aula, é necessário um maior investimento das políticas públicas no ensino superior, no sentido de proporcionar espaços formativos para todos da comunidade acadêmica, com o objetivo da formação para uma prática pedagógica que assegurem o direito de acesso e permanência de todos os alunos nesta modalidade do ensino.

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