A escola é responsabilizada por favorecer após a adesão pela Secretaria Municipal de Educação o Programa Mais Educação (PMEd). É um dos programas governamentais criados como uma política publica dos tempos modernos de educação integral. É uma política de ação contra pobreza, a exclusão social e a marginalização cultural e prevê ações socioeducativas no contraturno escolar para alunos do Ensino Fundamental. A ideia é de que a ampliação do tempo e espaços educativos, por meio das parcerias focadas na realidade local, é a solução para a problemática da qualidade do ensino e aprendizagem do país. Contudo, a pesquisa tem sua especificidade interpretativa, situando-se em fundamentos construtivistas que buscam explicar de maneira clara e objetiva a importância do programa quando se visualiza a educação em tempo integral e não o tempo integral que a criança passa dentro e fora do espaço escolar. Diante da pesquisa, vê-se, portanto, que a legislação, suas características fundamentais de funcionamento dentro do espaço escolar, os desafios de implementação voltados para os espaços utilizados, bem como sua articulação com o currículo da escola e seus respectivos resultados no processo de conhecimento do aluno é algo que precisa ser pensada e repensada, para que não ocorra mais um fracasso na educação. Mediante algumas leituras e observações no cotidiano das escolas e análise dos documentos oficiais e vigentes do programa, tais como: Manual Operacional de Educação Integral, Manual passo a passo e outros, optou-se por aprofundar essas leituras e transformá-las em reflexões acerca dessa política pública de educação de tempo integral. Neste contexto, o presente trabalho pretende propor um espaço de reflexão, discussão a acerca do Programa Mais Educação, objetivando analisar a realidade desta política pública como proposta de jornada ampliada para o aluno no ambiente escolar ou em seu entorno. Enfim, são várias questões que devem ser refletidas no contexto da implementação do Programa, e consequentemente acompanhadas pelos gestores públicos dos entes governamentais responsáveis pela política de Educação Integral consolidada pelo PME, sendo que as Escolas com seus respectivos Conselhos e Comitês representativos de sua comunidade devem começar juntos a avaliarem os resultados efetivos deste programa, pois é no chão da escola que as políticas públicas consolidam-se, são as escolas organizadas e conscientes de seu papel, em parceria com a comunidade, que sentem de fato as dificuldades nos caminhos percorridos. Contudo, mesmo diante dos inúmeros obstáculos, devemos lutar por uma educação integral que respeite e atenda os anseios e necessidades dos que estão em todas as escolas, e que esperam que esta contribua para o ser inteiro, global e real que lá está.