GOMES, Rosinete De Sales. A literatura infantil como recurso de inclusão social nas escolas. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8425>. Acesso em: 22/11/2024 03:18
Reconhecer a importância da literatura infantil como forma de trabalhar a inclusão social e propor estratégias aos professores para que façam uso de livros que abordem o tema da inclusão, chegarem a sala de aula, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, bem como fazer uma leitura de mundo onde os personagens geralmente apresentam características físicas e psicológicas voltadas a imagem imposta pela mídia ,com um biotipo onde pouco se encaixam e onde os portadores de necessidades especiais não tem vez. . O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, traz a ideia do que seria a inclusão social,enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver um trabalho com literatura infantil inclusiva em sala de aula.