O presente trabalho nasceu de discussões do projeto de extensão Histórias de superação - atividade física e risco social entre escolares do bairro Manoel de Deodato da cidade de Pau dos Ferros-RN. Com ele, refletiu-se sobre a pratica pedagógica do professor de Educação Física, indagando sobre a capacidade deste domínio em questionar e mudar as condições sociais, sobretudo quando pensadas na relação das práticas esportivas com o acesso que lhe é conferido, e, para estabelecer este diálogo, os personagens desta atuação foram os escolares na vizinhança do Campus da UERN em Pau dos Ferros, que, pela ausência de conhecimento de seus direitos e também de um planejamento institucional que viabilizasse seu acesso a um dispositivo público, terminavam por utilizar as instalações da unidade de forma marginal, causando transtornos acadêmicos e administrativos. Com o projeto esta situação começou a ser redimensionada pois apoiamo-nos na valorização do debate, sobretudo naqueles circunstanciados pela posição de Paulo Freire quando diz: "gosto de ser homem, de ser gente, [...] porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida [...] gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo”. Neste sentido, a transformação (ainda que em curso) da realidade dos escolares no projeto se deu através da intervenção direta com as crianças, conhecendo seu cotidiano, convidando-as à participação nas atividades esportivo-culturais, estimulando-as à conhecer a estruturara oferecida pelo campus e fundamentalmente, ensinando-as a conhecer seus direitos e superar situações adversas. A sequência dos acontecimentos se deu compassadamente com o conhecimento da teoria que embasasse a prática e a intervenção, ao mesmo tempo que aproximava os monitores da história de vida dos escolares. Os resultados esperados e muitos deles alcançados pautaram-se na convicção de que a Educação Física tem que ter clareza que tipo de ser humano quer formar, bem como que este processo decorre associado às constantes transformações que ocorrem na sociedade. Portanto, depreende-se que imbricado na prática pedagógica da Educação Física há um projeto de homem, um projeto de futuro.