EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM ESCOLARES.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8708 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1809 "inscrito_id" => 4988 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM ESCOLARES." "resumo" => "O presente trabalho nasceu de discussões do projeto de extensão Histórias de superação - atividade física e risco social entre escolares do bairro Manoel de Deodato da cidade de Pau dos Ferros-RN. Com ele, refletiu-se sobre a pratica pedagógica do professor de Educação Física, indagando sobre a capacidade deste domínio em questionar e mudar as condições sociais, sobretudo quando pensadas na relação das práticas esportivas com o acesso que lhe é conferido, e, para estabelecer este diálogo, os personagens desta atuação foram os escolares na vizinhança do Campus da UERN em Pau dos Ferros, que, pela ausência de conhecimento de seus direitos e também de um planejamento institucional que viabilizasse seu acesso a um dispositivo público, terminavam por utilizar as instalações da unidade de forma marginal, causando transtornos acadêmicos e administrativos. Com o projeto esta situação começou a ser redimensionada pois apoiamo-nos na valorização do debate, sobretudo naqueles circunstanciados pela posição de Paulo Freire quando diz: "gosto de ser homem, de ser gente, [...] porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida [...] gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo”. Neste sentido, a transformação (ainda que em curso) da realidade dos escolares no projeto se deu através da intervenção direta com as crianças, conhecendo seu cotidiano, convidando-as à participação nas atividades esportivo-culturais, estimulando-as à conhecer a estruturara oferecida pelo campus e fundamentalmente, ensinando-as a conhecer seus direitos e superar situações adversas. A sequência dos acontecimentos se deu compassadamente com o conhecimento da teoria que embasasse a prática e a intervenção, ao mesmo tempo que aproximava os monitores da história de vida dos escolares. Os resultados esperados e muitos deles alcançados pautaram-se na convicção de que a Educação Física tem que ter clareza que tipo de ser humano quer formar, bem como que este processo decorre associado às constantes transformações que ocorrem na sociedade. Portanto, depreende-se que imbricado na prática pedagógica da Educação Física há um projeto de homem, um projeto de futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EMANCIPAÇÃO, ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_11_2014_23_16_38_idinscrito_4988_28a500d783a1104618c04fc4bdbbc253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERTULINO JOSÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BERTULINO" "autor_email" => "bj_panorama@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8708 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1809 "inscrito_id" => 4988 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM ESCOLARES." "resumo" => "O presente trabalho nasceu de discussões do projeto de extensão Histórias de superação - atividade física e risco social entre escolares do bairro Manoel de Deodato da cidade de Pau dos Ferros-RN. Com ele, refletiu-se sobre a pratica pedagógica do professor de Educação Física, indagando sobre a capacidade deste domínio em questionar e mudar as condições sociais, sobretudo quando pensadas na relação das práticas esportivas com o acesso que lhe é conferido, e, para estabelecer este diálogo, os personagens desta atuação foram os escolares na vizinhança do Campus da UERN em Pau dos Ferros, que, pela ausência de conhecimento de seus direitos e também de um planejamento institucional que viabilizasse seu acesso a um dispositivo público, terminavam por utilizar as instalações da unidade de forma marginal, causando transtornos acadêmicos e administrativos. Com o projeto esta situação começou a ser redimensionada pois apoiamo-nos na valorização do debate, sobretudo naqueles circunstanciados pela posição de Paulo Freire quando diz: "gosto de ser homem, de ser gente, [...] porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida [...] gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo”. Neste sentido, a transformação (ainda que em curso) da realidade dos escolares no projeto se deu através da intervenção direta com as crianças, conhecendo seu cotidiano, convidando-as à participação nas atividades esportivo-culturais, estimulando-as à conhecer a estruturara oferecida pelo campus e fundamentalmente, ensinando-as a conhecer seus direitos e superar situações adversas. A sequência dos acontecimentos se deu compassadamente com o conhecimento da teoria que embasasse a prática e a intervenção, ao mesmo tempo que aproximava os monitores da história de vida dos escolares. Os resultados esperados e muitos deles alcançados pautaram-se na convicção de que a Educação Física tem que ter clareza que tipo de ser humano quer formar, bem como que este processo decorre associado às constantes transformações que ocorrem na sociedade. Portanto, depreende-se que imbricado na prática pedagógica da Educação Física há um projeto de homem, um projeto de futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EMANCIPAÇÃO, ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_11_2014_23_16_38_idinscrito_4988_28a500d783a1104618c04fc4bdbbc253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERTULINO JOSÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BERTULINO" "autor_email" => "bj_panorama@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }