Artigo CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

E-books

ISBN: 978-65-86901-88-7

DIÁLOGANDO VIVÊNCIA DA EJA CAMPO: NA COMUNIDADE QUILOMBOLA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-07-12 14:47:07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91554
    "edicao_id" => 253
    "trabalho_id" => 1905
    "inscrito_id" => 11986
    "titulo" => "DIÁLOGANDO VIVÊNCIA DA EJA CAMPO: NA COMUNIDADE QUILOMBOLA"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como propósito apresentar as modificações vivenciadas nos desafios da pandemia na comunidade Quilombola do EJA Campo do município de Passira-PE, onde fica explícito as transformações no âmbito social, cultural e principalmente na área educacional, no qual trouxe distanciamento e novas adaptação no ensino e aprendizagem no contexto escolar. De forma emergencial. Assim, foram analisados nesta pesquisa de porte bibliográfico de um relato de experiencia de forma geral o ensino como o uso tecnológico nos lugares mais distantes sem acesso a esse conhecimento. Desafiando, até mesmo os que não conseguiam acesso ao celular. Esta forma de ensino surgiu para mostrar os professores e estudantes que todos serão capazes de ensinar e aprender, em qualquer circunstância, onde todos tiveram que se reinventar e aprender os recursos tecnológicos para educação acontecer."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11986_TB1905_18072022155823.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:41:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GORETE MARTINS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "goretemartins91@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91554
    "edicao_id" => 253
    "trabalho_id" => 1905
    "inscrito_id" => 11986
    "titulo" => "DIÁLOGANDO VIVÊNCIA DA EJA CAMPO: NA COMUNIDADE QUILOMBOLA"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como propósito apresentar as modificações vivenciadas nos desafios da pandemia na comunidade Quilombola do EJA Campo do município de Passira-PE, onde fica explícito as transformações no âmbito social, cultural e principalmente na área educacional, no qual trouxe distanciamento e novas adaptação no ensino e aprendizagem no contexto escolar. De forma emergencial. Assim, foram analisados nesta pesquisa de porte bibliográfico de um relato de experiencia de forma geral o ensino como o uso tecnológico nos lugares mais distantes sem acesso a esse conhecimento. Desafiando, até mesmo os que não conseguiam acesso ao celular. Esta forma de ensino surgiu para mostrar os professores e estudantes que todos serão capazes de ensinar e aprender, em qualquer circunstância, onde todos tiveram que se reinventar e aprender os recursos tecnológicos para educação acontecer."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11986_TB1905_18072022155823.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:41:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GORETE MARTINS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "goretemartins91@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 253
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
        "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
        "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 253
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
        "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
        "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 147
                "edicao_id" => 253
                "codigo" => "978-65-86901-88-7"
                "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ELISABETE CARLOS DO VALE
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n
                  CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO &nbsp;<br />\r\n
                  CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n
                  JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n
                  MARIA EUR&Aacute;CIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO BRASIL GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  MOACIR DE SOUZA J&Uacute;NIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  RONY PEREIRA LEAL &nbsp;<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf"
                "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 147
                "edicao_id" => 253
                "codigo" => "978-65-86901-88-7"
                "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ELISABETE CARLOS DO VALE
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n
                  CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO &nbsp;<br />\r\n
                  CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n
                  JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n
                  MARIA EUR&Aacute;CIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO BRASIL GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  MOACIR DE SOUZA J&Uacute;NIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  RONY PEREIRA LEAL &nbsp;<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf"
                "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

RESUMO Este artigo tem como propósito apresentar as modificações vivenciadas nos desafios da pandemia na comunidade Quilombola do EJA Campo do município de Passira-PE, onde fica explícito as transformações no âmbito social, cultural e principalmente na área educacional, no qual trouxe distanciamento e novas adaptação no ensino e aprendizagem no contexto escolar. De forma emergencial. Assim, foram analisados nesta pesquisa de porte bibliográfico de um relato de experiencia de forma geral o ensino como o uso tecnológico nos lugares mais distantes sem acesso a esse conhecimento. Desafiando, até mesmo os que não conseguiam acesso ao celular. Esta forma de ensino surgiu para mostrar os professores e estudantes que todos serão capazes de ensinar e aprender, em qualquer circunstância, onde todos tiveram que se reinventar e aprender os recursos tecnológicos para educação acontecer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.