A Lei 10.639/03, no ano de 2013 completou dez anos de sua implementação como conquista dos Movimentos Negros do Brasil. A partir desse marco se verificou entre estudiosos/as e pesquisadores/as das temáticas étnico-raciais uma constante busca por informações a respeito do seu andamento. Inspirada por esse momento, a presente pesquisa tem o intuito de mapear as atividades realizadas no ambiente escolar com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira. Neste trabalho são discutidas práticas pedagógicas de professores (as) da Escola Anna Elisa Sobreira, na cidade de Alagoa Grande-PB, na busca por identificar de quais maneiras professores/as apresentam aos alunos os conteúdos sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Para tanto, foi utilizado um questionário aberto, observamos o ambiente e realizamos entrevistas informais e recorremos aos estudos formulados por GOMES e JESUS (2013), SANTANA (2006), MELLO (2002), CANDAU & ANHORN (2000), CONCEIÇÃO (2006), LOPES (2006) E SANTOS (2006). A partir de então discutimos as interpretações dos (as) professores (as) a respeito dessa modalidade de educação e fazemos a ligação desses conteúdos com a cultura local. Foi observada a presença de atividades esporádicas onde os profissionais da educação afirmam a impossibilidade de cumprir a lei e apegam-se as datas comemorativas como 13 de maio e 20 de novembro e não se apropriam dos elementos africanos que constitui grande parte da identidade do município.