RECREAÇÃO, UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9194 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 1191 "titulo" => "RECREAÇÃO, UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O componente curricular Estagio Supervisionado I da Universidade Estadual da Paraíba do departamento de Educação Física consiste em um trabalho obrigatório para o exercício da docência, no qual as atividades praticas são exercidas de forma orientada. Assim torna um momento de aprendizagem e aprimoramento para o desenvolvimento profissional do futuro licenciado, sobe a responsabilidade de um professor formado. A pedagogia é um ramo muito diversificado, podendo ser incluído também a recreação como forma de conseguir resultados satisfatórios ou não. Tomamos a iniciativa de introduzir esta ferramenta para entendimento e interesse maior dos alunos, aplicando atividades sócio-cognitiva e sócio-afetiva, com o objetivo de desenvolver o auto conhecimento, a interelação e a expressão entre os participantes. Este relato de experiência refere-se à aulas ministradas na Creche Izaura Gomes de Farias (Rua D. Pedro I,768 São Jose Campina Grande - PB ),sendo duas turmas mistas, pré 1 e pré 2, com crianças que variam de 3 à 6 anos. As aulas iniciavam as 13:00 horas e tinham seu término as 14:40 horas, sendo dividido este horário entre as duas turmas. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período de Agosto a Outubro de 2014. As aulas foram realizadas por mim e mais três estagiários, sempre com a aplicação da recreação de forma lúdica. Utilizando o pátio coberto da instituição e materiais cedidos pela mesma, como: arcos, bolas, cordas, lápis de colorir, entre outros. Aplicávamos atividades de percepção sensorial, tátil, sócio cognitivo, aptidão física e movimentos naturais fazendo uso dos materiais cabíveis a cada atividade requisitada. Iniciávamos com atividades voltadas para o aquecimento, como um pega-pega, para que os alunos já entrassem preparados para a próxima etapa. Em seguida as demais atividades e ao término, voltar a calma era essencial, promovíamos atividades lúdicas que propiciassem a quietação para um melhor retorno a sala de aula. Lembrando que todas as atividades realizadas com as crianças eram introduzido o lúdico, deste modo o lúdico não está relacionado a uma vivência, dinâmica, experiência ou prática, mas a uma sensação, a um estado de espírito, a uma condição humana. Ficou claro a mudança nesses 3 meses de atividades. Os alunos tiveram maior participação em grupos, além disso ressaltamos que trabalhar a educação com crianças exigiu da equipe do estagio adentrar no universo infantil resgatando e participando de brincadeiras fantasias e histórias. Através do nosso trabalho, as crianças ficaram mais descontraídas, começaram a ter um sócio afetivo maior entre os colegas de sala, melhoraram a coordenação motora. No entorno dessa melhoria na escola, pais de alunos vieram nos agradecer melhorias no convívio familiar e entre amigos. Vimos que a recreação aliada a pedagogia se torna ainda mais forte no contexto que designa, ficando assim mais evidente que na pedagogia existe uma diversidade de formas de passarmos o conhecimento. Palavras Chaves: Recreação, Lúdico e Crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "RECREAÇÃO, LÚDICO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_22_48_27_idinscrito_1191_60b315b910291c692363ef7107d65ac8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR FERREIRA CARNEIRO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ARTUR" "autor_email" => "artur_ilustre@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9194 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 1191 "titulo" => "RECREAÇÃO, UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O componente curricular Estagio Supervisionado I da Universidade Estadual da Paraíba do departamento de Educação Física consiste em um trabalho obrigatório para o exercício da docência, no qual as atividades praticas são exercidas de forma orientada. Assim torna um momento de aprendizagem e aprimoramento para o desenvolvimento profissional do futuro licenciado, sobe a responsabilidade de um professor formado. A pedagogia é um ramo muito diversificado, podendo ser incluído também a recreação como forma de conseguir resultados satisfatórios ou não. Tomamos a iniciativa de introduzir esta ferramenta para entendimento e interesse maior dos alunos, aplicando atividades sócio-cognitiva e sócio-afetiva, com o objetivo de desenvolver o auto conhecimento, a interelação e a expressão entre os participantes. Este relato de experiência refere-se à aulas ministradas na Creche Izaura Gomes de Farias (Rua D. Pedro I,768 São Jose Campina Grande - PB ),sendo duas turmas mistas, pré 1 e pré 2, com crianças que variam de 3 à 6 anos. As aulas iniciavam as 13:00 horas e tinham seu término as 14:40 horas, sendo dividido este horário entre as duas turmas. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período de Agosto a Outubro de 2014. As aulas foram realizadas por mim e mais três estagiários, sempre com a aplicação da recreação de forma lúdica. Utilizando o pátio coberto da instituição e materiais cedidos pela mesma, como: arcos, bolas, cordas, lápis de colorir, entre outros. Aplicávamos atividades de percepção sensorial, tátil, sócio cognitivo, aptidão física e movimentos naturais fazendo uso dos materiais cabíveis a cada atividade requisitada. Iniciávamos com atividades voltadas para o aquecimento, como um pega-pega, para que os alunos já entrassem preparados para a próxima etapa. Em seguida as demais atividades e ao término, voltar a calma era essencial, promovíamos atividades lúdicas que propiciassem a quietação para um melhor retorno a sala de aula. Lembrando que todas as atividades realizadas com as crianças eram introduzido o lúdico, deste modo o lúdico não está relacionado a uma vivência, dinâmica, experiência ou prática, mas a uma sensação, a um estado de espírito, a uma condição humana. Ficou claro a mudança nesses 3 meses de atividades. Os alunos tiveram maior participação em grupos, além disso ressaltamos que trabalhar a educação com crianças exigiu da equipe do estagio adentrar no universo infantil resgatando e participando de brincadeiras fantasias e histórias. Através do nosso trabalho, as crianças ficaram mais descontraídas, começaram a ter um sócio afetivo maior entre os colegas de sala, melhoraram a coordenação motora. No entorno dessa melhoria na escola, pais de alunos vieram nos agradecer melhorias no convívio familiar e entre amigos. Vimos que a recreação aliada a pedagogia se torna ainda mais forte no contexto que designa, ficando assim mais evidente que na pedagogia existe uma diversidade de formas de passarmos o conhecimento. Palavras Chaves: Recreação, Lúdico e Crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "RECREAÇÃO, LÚDICO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_22_48_27_idinscrito_1191_60b315b910291c692363ef7107d65ac8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR FERREIRA CARNEIRO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ARTUR" "autor_email" => "artur_ilustre@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }