ENSINANDO ÂNGULO PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA APOIADA EM VÍDEOS, MATERIAL CONCRETO E NO ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO DE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8748 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1068 "inscrito_id" => 798 "titulo" => "ENSINANDO ÂNGULO PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA APOIADA EM VÍDEOS, MATERIAL CONCRETO E NO ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO DE" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino desenvolvida na Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande - EDAC. Trata-se de uma proposta específica para estudantes surdos. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental noturno, cuja turma é composta por cinco alunos, todos fluentes e proficientes na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Seu conteúdo curricular foi o estudo de ângulo, e a língua de instrução, a Libras. Para tanto, utilizamos recursos associados, como vídeos e materiais manipulativos, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem, e exploramos fortemente os aspectos visuais, lastreados no alternativismo construtivo de George Alexander Kelly (1963). Os resultados alcançados nos exercícios propostos e nas relações que eles apontaram após a abordagem revelaram êxito na associação de recursos, pois melhoraram a aprendizagem dos alunos surdos nos conteúdos geométricos, uma vez que a exploração dos recursos visuais contribuiu para a construção dos conceitos de ângulo, passando do concreto para as abstrações mentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "ALUNOS SURDOS, PROPOSTA DE ENSINO, ÂNGULO. ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_11_2014_13_57_15_idinscrito_798_a8a1b68ae6574b9598b28a5d19814c85.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA LIMA" "autor_email" => "veronicalalmeida@ig.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8748 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1068 "inscrito_id" => 798 "titulo" => "ENSINANDO ÂNGULO PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA APOIADA EM VÍDEOS, MATERIAL CONCRETO E NO ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO DE" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino desenvolvida na Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande - EDAC. Trata-se de uma proposta específica para estudantes surdos. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental noturno, cuja turma é composta por cinco alunos, todos fluentes e proficientes na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Seu conteúdo curricular foi o estudo de ângulo, e a língua de instrução, a Libras. Para tanto, utilizamos recursos associados, como vídeos e materiais manipulativos, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem, e exploramos fortemente os aspectos visuais, lastreados no alternativismo construtivo de George Alexander Kelly (1963). Os resultados alcançados nos exercícios propostos e nas relações que eles apontaram após a abordagem revelaram êxito na associação de recursos, pois melhoraram a aprendizagem dos alunos surdos nos conteúdos geométricos, uma vez que a exploração dos recursos visuais contribuiu para a construção dos conceitos de ângulo, passando do concreto para as abstrações mentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "ALUNOS SURDOS, PROPOSTA DE ENSINO, ÂNGULO. ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_11_2014_13_57_15_idinscrito_798_a8a1b68ae6574b9598b28a5d19814c85.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA LIMA" "autor_email" => "veronicalalmeida@ig.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }