Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A GUERRA DE HUTUS E TUTSIS EM RUANDA NA CONCEPÇÃO DO FILME HOTEL RUANDA

Palavra-chaves: CONLITOS, HUTU, TUTSIS Pôster (PO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8379
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1960
    "inscrito_id" => 1366
    "titulo" => "A GUERRA DE HUTUS E TUTSIS EM RUANDA NA CONCEPÇÃO DO FILME HOTEL RUANDA"
    "resumo" => "RESUMOOs conflitos sociais marcaram umas das mais tristes páginas do continente africano nas últimas décadas. Marcados por conflitos sangrentos, e por genocídios que dizimaram etnias que lutaram pelo controle de territórios após a descolonização do continente por parte dos europeus. Nessa linha, 2014 marca 20 anos do conflito étnico entre Hutus e Tutsis em Ruanda, país localizado na África Subsaariana que sofreu com uma varredura de uma maioria Hutu contra uma minoria Tutsi após a saída do domínio Belga de seu território. Nesse contexto de importância de entender esses conflitos que ainda são presentes no continente africano e na insuficiência apresentada no livro didático o trabalho tem como objetivo principal retratar os aspectos desses conflitos étnicos, fazendo uso do exemplo de Ruanda partir do Filme Hotel Ruanda (2004) do Diretor Terry George que retrata o dilema de Paul Rusesabagia que trabalha num hotel belga na capital Kigali, pertencente à etnia Hutu, ele abriga 1,200 tutsis no Hotel durante o auge da perseguição aos tutsis juntos aos alunos do 3º ano “B” da Escola de Ensino Médio Antônio Coelho Dantas no município de Nova Palmeira – PB.  A partir de uma metodologia qualitativa, usando relatórios feitos pelos alunos a partir da apreciação do filme, e posteriormente apresentados de forma individual com cinco minutos para os 14 alunos da turma. Buscando que os alunos retratassem elementos vistos no filme e explicados sobre o conflito em Ruanda em sala de aula em imagens a ser apresentadas nas exposições orais. Sendo assim a ideia do filme para retratar os vinte anos do conflito em Ruanda é uma forma de evidenciar de forma mais clara os horrores dos conflitos civis dentro do continente africano, bem como se apresenta como uma ferramenta imprescindível de ampliar os horizontes da relação de ensino e aprendizagem em sala de aula. Os resultados obtidos nas exposições dos alunos foram altamente satisfatórios, uma vez que os alunos junto com seus comentários fizeram uso de imagens expostas em cartolinas e no data show para exemplificar imagens vistas no filme. O trabalho deixou evidente que dinamizar as aulas, usando o artifício de recursos didáticos tecnológicos é positivo, uma vez que reforça a união de teoria e imagem muitas vezes ausente no ensino de várias temáticas da Geografia.Palavras-Chaves: Ruanda, Tutsis, Hutu, Conflitos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "CONLITOS, HUTU, TUTSIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_18_52_09_idinscrito_1366_58925b82c216809250f0e6c4697f18ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIAO BEZERRA DE MEDEIROS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR BEZERRA"
    "autor_email" => "junior_np82@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8379
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1960
    "inscrito_id" => 1366
    "titulo" => "A GUERRA DE HUTUS E TUTSIS EM RUANDA NA CONCEPÇÃO DO FILME HOTEL RUANDA"
    "resumo" => "RESUMOOs conflitos sociais marcaram umas das mais tristes páginas do continente africano nas últimas décadas. Marcados por conflitos sangrentos, e por genocídios que dizimaram etnias que lutaram pelo controle de territórios após a descolonização do continente por parte dos europeus. Nessa linha, 2014 marca 20 anos do conflito étnico entre Hutus e Tutsis em Ruanda, país localizado na África Subsaariana que sofreu com uma varredura de uma maioria Hutu contra uma minoria Tutsi após a saída do domínio Belga de seu território. Nesse contexto de importância de entender esses conflitos que ainda são presentes no continente africano e na insuficiência apresentada no livro didático o trabalho tem como objetivo principal retratar os aspectos desses conflitos étnicos, fazendo uso do exemplo de Ruanda partir do Filme Hotel Ruanda (2004) do Diretor Terry George que retrata o dilema de Paul Rusesabagia que trabalha num hotel belga na capital Kigali, pertencente à etnia Hutu, ele abriga 1,200 tutsis no Hotel durante o auge da perseguição aos tutsis juntos aos alunos do 3º ano “B” da Escola de Ensino Médio Antônio Coelho Dantas no município de Nova Palmeira – PB.  A partir de uma metodologia qualitativa, usando relatórios feitos pelos alunos a partir da apreciação do filme, e posteriormente apresentados de forma individual com cinco minutos para os 14 alunos da turma. Buscando que os alunos retratassem elementos vistos no filme e explicados sobre o conflito em Ruanda em sala de aula em imagens a ser apresentadas nas exposições orais. Sendo assim a ideia do filme para retratar os vinte anos do conflito em Ruanda é uma forma de evidenciar de forma mais clara os horrores dos conflitos civis dentro do continente africano, bem como se apresenta como uma ferramenta imprescindível de ampliar os horizontes da relação de ensino e aprendizagem em sala de aula. Os resultados obtidos nas exposições dos alunos foram altamente satisfatórios, uma vez que os alunos junto com seus comentários fizeram uso de imagens expostas em cartolinas e no data show para exemplificar imagens vistas no filme. O trabalho deixou evidente que dinamizar as aulas, usando o artifício de recursos didáticos tecnológicos é positivo, uma vez que reforça a união de teoria e imagem muitas vezes ausente no ensino de várias temáticas da Geografia.Palavras-Chaves: Ruanda, Tutsis, Hutu, Conflitos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "CONLITOS, HUTU, TUTSIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_18_52_09_idinscrito_1366_58925b82c216809250f0e6c4697f18ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIAO BEZERRA DE MEDEIROS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR BEZERRA"
    "autor_email" => "junior_np82@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOOs conflitos sociais marcaram umas das mais tristes páginas do continente africano nas últimas décadas. Marcados por conflitos sangrentos, e por genocídios que dizimaram etnias que lutaram pelo controle de territórios após a descolonização do continente por parte dos europeus. Nessa linha, 2014 marca 20 anos do conflito étnico entre Hutus e Tutsis em Ruanda, país localizado na África Subsaariana que sofreu com uma varredura de uma maioria Hutu contra uma minoria Tutsi após a saída do domínio Belga de seu território. Nesse contexto de importância de entender esses conflitos que ainda são presentes no continente africano e na insuficiência apresentada no livro didático o trabalho tem como objetivo principal retratar os aspectos desses conflitos étnicos, fazendo uso do exemplo de Ruanda partir do Filme Hotel Ruanda (2004) do Diretor Terry George que retrata o dilema de Paul Rusesabagia que trabalha num hotel belga na capital Kigali, pertencente à etnia Hutu, ele abriga 1,200 tutsis no Hotel durante o auge da perseguição aos tutsis juntos aos alunos do 3º ano “B” da Escola de Ensino Médio Antônio Coelho Dantas no município de Nova Palmeira – PB. A partir de uma metodologia qualitativa, usando relatórios feitos pelos alunos a partir da apreciação do filme, e posteriormente apresentados de forma individual com cinco minutos para os 14 alunos da turma. Buscando que os alunos retratassem elementos vistos no filme e explicados sobre o conflito em Ruanda em sala de aula em imagens a ser apresentadas nas exposições orais. Sendo assim a ideia do filme para retratar os vinte anos do conflito em Ruanda é uma forma de evidenciar de forma mais clara os horrores dos conflitos civis dentro do continente africano, bem como se apresenta como uma ferramenta imprescindível de ampliar os horizontes da relação de ensino e aprendizagem em sala de aula. Os resultados obtidos nas exposições dos alunos foram altamente satisfatórios, uma vez que os alunos junto com seus comentários fizeram uso de imagens expostas em cartolinas e no data show para exemplificar imagens vistas no filme. O trabalho deixou evidente que dinamizar as aulas, usando o artifício de recursos didáticos tecnológicos é positivo, uma vez que reforça a união de teoria e imagem muitas vezes ausente no ensino de várias temáticas da Geografia.Palavras-Chaves: Ruanda, Tutsis, Hutu, Conflitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.