A sociedade atual se configura como grafocêntrica, proporcionando grande destaque para as habilidades de leitura e escrita. Nesse contexto, a escola assume responsabilidade no desenvolvimento de tais habilidades por proporcionar um trabalho sistemático de ensino. Entretanto, a dislexia, entendida como dificuldade na capacidade de ler, tem sido recorrente no contexto escolar. O professor é visto, então, como fundamental para o ensino desses estudantes, pois organiza e desenvolve atividades pedagógicas na escola. Diante disso, propõe-se investigar neste trabalho de que forma professoras do ensino fundamental I analisam as suas práticas de leitura e escrita com estudantes diagnosticados com dislexia? Será realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, utilizando durante a mesma, a observação de situações de ensino de leitura e produção textual, bem como serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com vistas a levantar a concepção de professoras sobre as práticas desenvolvidas com crianças com dislexia. Essa pesquisa é pertinente por posicionar os professores participantes como sujeitos ativos e reflexivos diante de suas práticas, possibilitando o planejamento de práticas de ensino mais eficazes.