A Gamificação vem obtendo significativa visibilidade em várias esferas sociais pelo seu potencial de criar experiências significativas quando aproveitada em contextos da vida cotidiana. Os recentes estudos e pesquisas em educação mostram que esse fenômeno tem avançado também no cenário de ensino e aprendizagem, o que implica diretamente na necessidade de trabalhos que identifiquem e reflitam sobre as teorias de aprendizagem que embasam as estratégias de Gamificação. É possível observar que as novas gerações, nomeadas como “nativos digitais” (PRENSKY, 2001) expõem aspectos de construção de conhecimento análogos ao cotidiano conectado da sociedade contemporânea. Diante deste cenário, essa pesquisa foi empreendida com base na revisão de literatura, e buscou fazer uma breve análise da abordagem da Gamificação aplicada no cenário escolar orientada pelos pressupostos da perspectiva epistemológica de Vygotsky. O propósito primeiro e principal dessa investigação é propiciar alguns indicadores para contribuir com a construção de estratégias pedagógicas que sejam capazes de melhor atender aos sujeitos imersos cotidianamente na cultura digital. Chamamos atenção ao fato de que os métodos tradicionais de ensino se apresentam cada vez mais incapazes de atender a formação do indivíduo que incorpora características da cultura diariamente, inclusive da cultura dos jogos. A apropriação da perspectiva sócio-histórica de Vygotsky aparece como uma forte aliada para entender as características das novas gerações inseridas na cultura digital.