UMA ESCOLA NA PALMA DA MÃO: INCLUSÃO DIGITAL NA EJA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM MÓVEL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9293 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2093 "inscrito_id" => 745 "titulo" => "UMA ESCOLA NA PALMA DA MÃO: INCLUSÃO DIGITAL NA EJA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM MÓVEL" "resumo" => "Com a popularização dos dispositivos móveis e facilidade no acesso a internet, consumidores desta tecnologia apropriam-se com maior velocidade de informações e ampliam a comunicação em escala global. A sociedade acompanha uma revolução digital, e a educação deve reconduzir suas práticas pedagógicas acompanhando os avanços tecnológicos, introduzindo a sua metodologia recursos compatíveis a essa nova conjuntura social repleta de possibilidades educacionais. Ao utilizar aparelhos de telefonia móvel como ferramenta pedagógica complementar aos processos educacionais estamos ampliando a interação entre educador e educandos dentro e fora do espaço escolar. Esta nova forma de ensinar e aprender é denominada aprendizagem móvel. Através do gerenciamento de atividades contextualizadas com o uso de smartphones, buscamos perceber a evolução dos educandos jovens e adultos em processo de alfabetização no que diz respeito à aquisição de competências atribuídas a leitura, escrita e inclusão digital. A aprendizagem móvel acontece por meio de dois projetos implantados no Programa Escola Zé Peão – PEZP. São eles: Programa de Alfabetização na Língua Materna – PALMA (pesquisa) e Aprendizagem Móvel no Canteiro de Obra – AMCO (extensão). Possuindo metodologia quali-quatitativa, os projetos têm como principal objetivo refletir sobre a utilização de smartphones como suporte no desenvolvimento da lecto-escrita e inclusão digital, assim como acompanhar os impactos educacionais a partir da implementação da tecnologia móvel no ambiente educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, INCLUSÃO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_04_52_idinscrito_745_0bcd1a3a8a8012cd7d95b535fab90ae7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE CASTRO LIMA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA LIMA" "autor_email" => "lucianalima2531@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9293 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2093 "inscrito_id" => 745 "titulo" => "UMA ESCOLA NA PALMA DA MÃO: INCLUSÃO DIGITAL NA EJA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM MÓVEL" "resumo" => "Com a popularização dos dispositivos móveis e facilidade no acesso a internet, consumidores desta tecnologia apropriam-se com maior velocidade de informações e ampliam a comunicação em escala global. A sociedade acompanha uma revolução digital, e a educação deve reconduzir suas práticas pedagógicas acompanhando os avanços tecnológicos, introduzindo a sua metodologia recursos compatíveis a essa nova conjuntura social repleta de possibilidades educacionais. Ao utilizar aparelhos de telefonia móvel como ferramenta pedagógica complementar aos processos educacionais estamos ampliando a interação entre educador e educandos dentro e fora do espaço escolar. Esta nova forma de ensinar e aprender é denominada aprendizagem móvel. Através do gerenciamento de atividades contextualizadas com o uso de smartphones, buscamos perceber a evolução dos educandos jovens e adultos em processo de alfabetização no que diz respeito à aquisição de competências atribuídas a leitura, escrita e inclusão digital. A aprendizagem móvel acontece por meio de dois projetos implantados no Programa Escola Zé Peão – PEZP. São eles: Programa de Alfabetização na Língua Materna – PALMA (pesquisa) e Aprendizagem Móvel no Canteiro de Obra – AMCO (extensão). Possuindo metodologia quali-quatitativa, os projetos têm como principal objetivo refletir sobre a utilização de smartphones como suporte no desenvolvimento da lecto-escrita e inclusão digital, assim como acompanhar os impactos educacionais a partir da implementação da tecnologia móvel no ambiente educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, INCLUSÃO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_04_52_idinscrito_745_0bcd1a3a8a8012cd7d95b535fab90ae7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE CASTRO LIMA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA LIMA" "autor_email" => "lucianalima2531@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }