Com a popularização dos dispositivos móveis e facilidade no acesso a internet, consumidores desta tecnologia apropriam-se com maior velocidade de informações e ampliam a comunicação em escala global. A sociedade acompanha uma revolução digital, e a educação deve reconduzir suas práticas pedagógicas acompanhando os avanços tecnológicos, introduzindo a sua metodologia recursos compatíveis a essa nova conjuntura social repleta de possibilidades educacionais. Ao utilizar aparelhos de telefonia móvel como ferramenta pedagógica complementar aos processos educacionais estamos ampliando a interação entre educador e educandos dentro e fora do espaço escolar. Esta nova forma de ensinar e aprender é denominada aprendizagem móvel. Através do gerenciamento de atividades contextualizadas com o uso de smartphones, buscamos perceber a evolução dos educandos jovens e adultos em processo de alfabetização no que diz respeito à aquisição de competências atribuídas a leitura, escrita e inclusão digital. A aprendizagem móvel acontece por meio de dois projetos implantados no Programa Escola Zé Peão – PEZP. São eles: Programa de Alfabetização na Língua Materna – PALMA (pesquisa) e Aprendizagem Móvel no Canteiro de Obra – AMCO (extensão). Possuindo metodologia quali-quatitativa, os projetos têm como principal objetivo refletir sobre a utilização de smartphones como suporte no desenvolvimento da lecto-escrita e inclusão digital, assim como acompanhar os impactos educacionais a partir da implementação da tecnologia móvel no ambiente educativo.