FORMAÇÃO DO DOCENTE – UMA FACETA POSSÍVEL DE SER COMPREENDIDA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8802 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 1956 "titulo" => "FORMAÇÃO DO DOCENTE – UMA FACETA POSSÍVEL DE SER COMPREENDIDA" "resumo" => "A função do Coordenador Pedagógico é entendida como um processo dinâmico e contínuo, o perfil do coordenador deve ser, daquele que está atento à realidade, que é competente para localizar os temas geradores e atuais do grupo, organizá-los e devolvê-los como um desafio para o coletivo, ajudando na tomada de consciência e na busca conjunta de formas de enfrentamento. Em suma, este profissional deve seguir a mesma linha de mediação que os professores devem fazer em sala: acolher, provocar, subsidiar e interagir. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores e a importância de manter essa formação constante no dia a dia. Procura apresentar a evolução do Coordenador Pedagógico obteve durante a história, desde a orientação educacional a supervisão, pois essas funções não docentes do pedagogo não há como separa-las considerando que estão intrinsecamente ligadas umas a outra. Definimos como campo empírico escolas da rede particular de Educação Infantil e Ensino Fundamental-séries iniciais da cidade de Campina Grande-PB. Os sujeitos da pesquisa serão Coordenadores Pedagógicos, sendo eles atuantes nos dois segmentos citados acima. Utilizaremos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, questionário e análise de dados. A escolha do questionário como ferramenta de pesquisa, dentre tantas outras, se deu pela eficácia e eficiência que os questionários possuem, visto que estes são mecanismos que possibilitam um uso eficiente do tempo, mantém o anonimato dos pesquisados e possuem perguntas padronizadas Moreira e Caleffe (2008). Com essa pesquisa procura-se investigar a articulação que o Coordenador Pedagógico desenvolve na escola e sua contribui para o processo de formação de professores e como lhe lidar com os desafios diários. A temática do trabalho aborda sobre a multiplicidade da função, a especificidade da ação e o caráter conflituoso da sua prática. Sobre as atitudes, sugere reflexões acerca da ideia de liderança como atividade relacional na escola sempre focando a formação continuada. Tomando por aporte contribuições de pesquisadores do tema, o artigo revela a função como marcada de novas significações no papel de Coordenador Pedagógico desde seu surgimento e a construção da identidade profissional. O estudo foi pautado nas obras bibliográficas de teóricos da educação como ideias de Nérici (1980) Martelli( 2006), Carlos e Lodi (2012) , Pimenta (2008),entre outros autores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_17_51_55_idinscrito_1956_d25c7b502d97579e19445a7847b6c3c5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIELYNE COELHO CRUZ ROCHA" "autor_nome_curto" => "KATIELYNE ROCHA" "autor_email" => "katielynecruz@fiepb.org.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8802 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 1956 "titulo" => "FORMAÇÃO DO DOCENTE – UMA FACETA POSSÍVEL DE SER COMPREENDIDA" "resumo" => "A função do Coordenador Pedagógico é entendida como um processo dinâmico e contínuo, o perfil do coordenador deve ser, daquele que está atento à realidade, que é competente para localizar os temas geradores e atuais do grupo, organizá-los e devolvê-los como um desafio para o coletivo, ajudando na tomada de consciência e na busca conjunta de formas de enfrentamento. Em suma, este profissional deve seguir a mesma linha de mediação que os professores devem fazer em sala: acolher, provocar, subsidiar e interagir. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores e a importância de manter essa formação constante no dia a dia. Procura apresentar a evolução do Coordenador Pedagógico obteve durante a história, desde a orientação educacional a supervisão, pois essas funções não docentes do pedagogo não há como separa-las considerando que estão intrinsecamente ligadas umas a outra. Definimos como campo empírico escolas da rede particular de Educação Infantil e Ensino Fundamental-séries iniciais da cidade de Campina Grande-PB. Os sujeitos da pesquisa serão Coordenadores Pedagógicos, sendo eles atuantes nos dois segmentos citados acima. Utilizaremos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, questionário e análise de dados. A escolha do questionário como ferramenta de pesquisa, dentre tantas outras, se deu pela eficácia e eficiência que os questionários possuem, visto que estes são mecanismos que possibilitam um uso eficiente do tempo, mantém o anonimato dos pesquisados e possuem perguntas padronizadas Moreira e Caleffe (2008). Com essa pesquisa procura-se investigar a articulação que o Coordenador Pedagógico desenvolve na escola e sua contribui para o processo de formação de professores e como lhe lidar com os desafios diários. A temática do trabalho aborda sobre a multiplicidade da função, a especificidade da ação e o caráter conflituoso da sua prática. Sobre as atitudes, sugere reflexões acerca da ideia de liderança como atividade relacional na escola sempre focando a formação continuada. Tomando por aporte contribuições de pesquisadores do tema, o artigo revela a função como marcada de novas significações no papel de Coordenador Pedagógico desde seu surgimento e a construção da identidade profissional. O estudo foi pautado nas obras bibliográficas de teóricos da educação como ideias de Nérici (1980) Martelli( 2006), Carlos e Lodi (2012) , Pimenta (2008),entre outros autores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_17_51_55_idinscrito_1956_d25c7b502d97579e19445a7847b6c3c5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIELYNE COELHO CRUZ ROCHA" "autor_nome_curto" => "KATIELYNE ROCHA" "autor_email" => "katielynecruz@fiepb.org.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }