Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização

E-books

ISBN: 978-65-86901-84-9

OS ENCONTROS COM A LEITURA A PARTIR DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-07-12 14:44:04" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91333
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 3755
    "inscrito_id" => 16280
    "titulo" => "OS ENCONTROS COM A LEITURA A PARTIR DA BIBLIOTECA ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender os usos de uma biblioteca, no cotidiano de uma escola da rede pública de ensino da região metropolitana de Recife. O caminho metodológico segue uma perspectiva qualitativa de pesquisa com um viés etnográfico. Os dados foram coletados a partir de observações do cotidiano da biblioteca, especificamente, dos seus usos pelos diversos agentes escolares, como também, das atividades desenvolvidas com turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Realizamos entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudios, e os dados coletados foram analisados com base na discussão sobre a “fabricação” do cotidiano de Michel de Certeau (1998). No referencial teórico desta pesquisa, utilizamos estudos desenvolvidos sobre Biblioteca, Biblioteca Escolar, Leitura e Cotidiano escolar (GALLIAN, CERTEAU, CHARTIER, MANGUEL, PETIT, COSSON, FERREIRA, CAMPELLO), além de documentos oficiais (Manifesto IFLA/UNESCO, LEI 12.244/10). A Biblioteca escolar estudada possui uma professora responsável pelo seu funcionamento, em cada turno, e é utilizada por diversos agentes escolares. A partir dos dados obtidos, constatamos que nela existe uma diversificada e dinâmica rotina que é composta, principalmente, de atividades que visam o desenvolvimento da formação leitora dos alunos. No entanto, também percebemos que a biblioteca escolar foi bastante utilizada pelos diferentes agentes escolares e com diversas finalidades. A escola possuía, em seu planejamento anual, diversos projetos, que interferiram diretamente em grande parte das atividades realizadas dentro do espaço da biblioteca da escola. Embora bastante utilizada por diversos agentes escolares e tendo em vista a existência de um acervo de qualidade e de uma boa estrutura física e tecnológica, identificamos que poderia existir uma maior diversidade de atividades, mediadas pelas professoras responsáveis pela biblioteca e pelos demais agentes da escola, que envolvesse os estudantes, familiares e comunidade, que favoreceriam os encontros com a leitura, podendo contribuir, de forma mais satisfatória, com o processo de formação leitora."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16280_TB3755_30112022175614.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA VASCONCELOS DO AMARAL E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "crislambert@uol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91333
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 3755
    "inscrito_id" => 16280
    "titulo" => "OS ENCONTROS COM A LEITURA A PARTIR DA BIBLIOTECA ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender os usos de uma biblioteca, no cotidiano de uma escola da rede pública de ensino da região metropolitana de Recife. O caminho metodológico segue uma perspectiva qualitativa de pesquisa com um viés etnográfico. Os dados foram coletados a partir de observações do cotidiano da biblioteca, especificamente, dos seus usos pelos diversos agentes escolares, como também, das atividades desenvolvidas com turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Realizamos entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudios, e os dados coletados foram analisados com base na discussão sobre a “fabricação” do cotidiano de Michel de Certeau (1998). No referencial teórico desta pesquisa, utilizamos estudos desenvolvidos sobre Biblioteca, Biblioteca Escolar, Leitura e Cotidiano escolar (GALLIAN, CERTEAU, CHARTIER, MANGUEL, PETIT, COSSON, FERREIRA, CAMPELLO), além de documentos oficiais (Manifesto IFLA/UNESCO, LEI 12.244/10). A Biblioteca escolar estudada possui uma professora responsável pelo seu funcionamento, em cada turno, e é utilizada por diversos agentes escolares. A partir dos dados obtidos, constatamos que nela existe uma diversificada e dinâmica rotina que é composta, principalmente, de atividades que visam o desenvolvimento da formação leitora dos alunos. No entanto, também percebemos que a biblioteca escolar foi bastante utilizada pelos diferentes agentes escolares e com diversas finalidades. A escola possuía, em seu planejamento anual, diversos projetos, que interferiram diretamente em grande parte das atividades realizadas dentro do espaço da biblioteca da escola. Embora bastante utilizada por diversos agentes escolares e tendo em vista a existência de um acervo de qualidade e de uma boa estrutura física e tecnológica, identificamos que poderia existir uma maior diversidade de atividades, mediadas pelas professoras responsáveis pela biblioteca e pelos demais agentes da escola, que envolvesse os estudantes, familiares e comunidade, que favoreceriam os encontros com a leitura, podendo contribuir, de forma mais satisfatória, com o processo de formação leitora."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16280_TB3755_30112022175614.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA VASCONCELOS DO AMARAL E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "crislambert@uol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender os usos de uma biblioteca, no cotidiano de uma escola da rede pública de ensino da região metropolitana de Recife. O caminho metodológico segue uma perspectiva qualitativa de pesquisa com um viés etnográfico. Os dados foram coletados a partir de observações do cotidiano da biblioteca, especificamente, dos seus usos pelos diversos agentes escolares, como também, das atividades desenvolvidas com turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Realizamos entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudios, e os dados coletados foram analisados com base na discussão sobre a “fabricação” do cotidiano de Michel de Certeau (1998). No referencial teórico desta pesquisa, utilizamos estudos desenvolvidos sobre Biblioteca, Biblioteca Escolar, Leitura e Cotidiano escolar (GALLIAN, CERTEAU, CHARTIER, MANGUEL, PETIT, COSSON, FERREIRA, CAMPELLO), além de documentos oficiais (Manifesto IFLA/UNESCO, LEI 12.244/10). A Biblioteca escolar estudada possui uma professora responsável pelo seu funcionamento, em cada turno, e é utilizada por diversos agentes escolares. A partir dos dados obtidos, constatamos que nela existe uma diversificada e dinâmica rotina que é composta, principalmente, de atividades que visam o desenvolvimento da formação leitora dos alunos. No entanto, também percebemos que a biblioteca escolar foi bastante utilizada pelos diferentes agentes escolares e com diversas finalidades. A escola possuía, em seu planejamento anual, diversos projetos, que interferiram diretamente em grande parte das atividades realizadas dentro do espaço da biblioteca da escola. Embora bastante utilizada por diversos agentes escolares e tendo em vista a existência de um acervo de qualidade e de uma boa estrutura física e tecnológica, identificamos que poderia existir uma maior diversidade de atividades, mediadas pelas professoras responsáveis pela biblioteca e pelos demais agentes da escola, que envolvesse os estudantes, familiares e comunidade, que favoreceriam os encontros com a leitura, podendo contribuir, de forma mais satisfatória, com o processo de formação leitora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.