A RELEITURA DURANTE PROCESSO DE ESCRITURA EM TEMPO REAL DE ALUNOS RECÉM ALFABETIZADOS
0 of 0"2022-07-12 14:44:04" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 92258 "edicao_id" => 249 "trabalho_id" => 4213 "inscrito_id" => 11148 "titulo" => "A RELEITURA DURANTE PROCESSO DE ESCRITURA EM TEMPO REAL DE ALUNOS RECÉM ALFABETIZADOS" "resumo" => "A releitura do que sendo escrito é uma atividade cognitiva inerente a todo processo redacional. Se que se possa reler o que já se escreveu, parece ser difícil manter a unidade de sentido que que ainda se vai escrever. Essa ação do escrevente faz parte do movimento recursivo, próprio de todo ato de escrever. Este estudo, através do uso de uma ferramenta (Sistema Ramos) capaz de registrar o manuscrito escolar em construção em contexto de sala de aula, pretende analisar as ações de releitura efetivadas por escreventes recém-alfabetizados, quando inventam histórias ficcionais. Através do filme-sincronizado oferecido pelo Sistema Ramos, podemos analisar os momentos em que o aluno efetiva uma releitura para, em seguida, continuar escrevendo sua história. Nosso material de análise é composto de três filme-sincronizados, coletados em uma sala de aula com alunos do 2º ano escolar, durante três meses, em uma escola de Portugal. Nas propostas de produção textual, os alunos deveriam, organizados em díades, conversar, combinar e escrever uma história inventada. Nos três filme-sincronizados identificamos aproximadamente cinquenta (50) pontos de releitura, uma média de dezesseis (16) releituras por manuscrito produzido. Pudemos diferenciar as releituras em quatro tipos: releitura silenciosa, identificada através da direção do olhar e movimentos das mãos e canetas; releitura em voz alta, para si mesmo; releitura em voz alta para o parceiro, releitura a pedido da professora. Essas ações de releitura podem vir acompanhadas de modificações sobre o que já foi escrito. Dentre as ações de releitura, observamos que um dos alunos da díade realizou mais releituras seguidas de alterações no que já havia escrito. Essas alterações modificaram ou rasuraram aspectos ortográficos e gramaticais. ◀A releitura do que sendo escrito é uma atividade cognitiva inerente a todo processo redacional. Se que se possa reler o que já se escreveu, parece ser difícil m ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MANUSCRITO ESCOLAR, RELEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, RASURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => null "arquivo" => "648c9719e2586_16062023140841.pdf" "created_at" => "2023-06-16 14:08:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELY ANTONIO DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROSELY PEREIRA" "autor_email" => "rosely.pereira@cedu.ufal." "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 92258 "edicao_id" => 249 "trabalho_id" => 4213 "inscrito_id" => 11148 "titulo" => "A RELEITURA DURANTE PROCESSO DE ESCRITURA EM TEMPO REAL DE ALUNOS RECÉM ALFABETIZADOS" "resumo" => "A releitura do que sendo escrito é uma atividade cognitiva inerente a todo processo redacional. Se que se possa reler o que já se escreveu, parece ser difícil manter a unidade de sentido que que ainda se vai escrever. Essa ação do escrevente faz parte do movimento recursivo, próprio de todo ato de escrever. Este estudo, através do uso de uma ferramenta (Sistema Ramos) capaz de registrar o manuscrito escolar em construção em contexto de sala de aula, pretende analisar as ações de releitura efetivadas por escreventes recém-alfabetizados, quando inventam histórias ficcionais. Através do filme-sincronizado oferecido pelo Sistema Ramos, podemos analisar os momentos em que o aluno efetiva uma releitura para, em seguida, continuar escrevendo sua história. Nosso material de análise é composto de três filme-sincronizados, coletados em uma sala de aula com alunos do 2º ano escolar, durante três meses, em uma escola de Portugal. Nas propostas de produção textual, os alunos deveriam, organizados em díades, conversar, combinar e escrever uma história inventada. Nos três filme-sincronizados identificamos aproximadamente cinquenta (50) pontos de releitura, uma média de dezesseis (16) releituras por manuscrito produzido. Pudemos diferenciar as releituras em quatro tipos: releitura silenciosa, identificada através da direção do olhar e movimentos das mãos e canetas; releitura em voz alta, para si mesmo; releitura em voz alta para o parceiro, releitura a pedido da professora. Essas ações de releitura podem vir acompanhadas de modificações sobre o que já foi escrito. Dentre as ações de releitura, observamos que um dos alunos da díade realizou mais releituras seguidas de alterações no que já havia escrito. Essas alterações modificaram ou rasuraram aspectos ortográficos e gramaticais. ◀A releitura do que sendo escrito é uma atividade cognitiva inerente a todo processo redacional. Se que se possa reler o que já se escreveu, parece ser difícil m ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MANUSCRITO ESCOLAR, RELEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, RASURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => null "arquivo" => "648c9719e2586_16062023140841.pdf" "created_at" => "2023-06-16 14:08:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELY ANTONIO DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROSELY PEREIRA" "autor_email" => "rosely.pereira@cedu.ufal." "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 249 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "logo" => null "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 249 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "logo" => null "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 143 "edicao_id" => 249 "codigo" => "978-65-86901-84-9" "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JEAN CARLOS GONCALVES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO (UFRJ)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI <br />\r\n ELIZANGELA PATRÍCIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR (UFPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFCG)<br />\r\n FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JOSE HILTON SILVA DANTAS <br />\r\n KEILA NÚBIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n LYA JANUÁRIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n MÓNICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n PATRICIA VERÔNICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ E SEDUC CE<br />\r\n ROGÉRIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n SILVÂNIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL) """ "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf" "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 143 "edicao_id" => 249 "codigo" => "978-65-86901-84-9" "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JEAN CARLOS GONCALVES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO (UFRJ)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI <br />\r\n ELIZANGELA PATRÍCIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR (UFPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFCG)<br />\r\n FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JOSE HILTON SILVA DANTAS <br />\r\n KEILA NÚBIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n LYA JANUÁRIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n MÓNICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n PATRICIA VERÔNICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ E SEDUC CE<br />\r\n ROGÉRIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n SILVÂNIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL) """ "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf" "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }