Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização

E-books

ISBN: 978-65-86901-84-9

ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DA LEITURA NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-07-12 14:44:04" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91335
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 3784
    "inscrito_id" => 16269
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DA LEITURA NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Estudos realizados no âmbito acadêmico, no decorrer das últimas décadas, têm se preocupado não apenas em saber mais sobre os professores, no tocante ao que pensam e fazem em suas salas de aula, mas, também, em levar esses profissionais a tornarem-se conscientes sobre os seus saberes e sobre aquilo que são capazes de fazer. Nessa conjuntura, a formação continuada, tem sido entendida, dentro dos seus limites e possibilidades, como “um processo simultâneo ao exercício profissional, possibilitando um diálogo entre a prática formativa e a prática pedagógica docente” (FERREIRA, 2010; p.24). A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre as contribuições das estratégias formativas vivenciadas nos encontros de formação continuada no âmbito do Pnaic, para as práticas de professores alfabetizadores que atuavam em escolas públicas das redes municipais do Estado da Paraíba, concernentes ao ensino da leitura em turmas dos Anos Inicias. Como aporte teórico, adotamos a concepção de leitura enquanto interação, como atividade interativa entre autor e leitor, mediada pelo texto numa perspectiva sociointeracionista. Nessa direção, destacamos os estudos de: Albuquerque; Santos (2007), Sopé (1998), Kleiman (1997), Coutinho (2004), Brandão (2006). Para dar conta do objetivo dessa pesquisa, como procedimentos metodológicos, analisamos os relatórios finais dos municípios paraibanos atendidos pela formação do Pnaic, cujos documentos descrevem as atividades utilizadas na formação continuada nos municípios, e as vivências da sala de aula relatadas pelas professoras participantes da formação supracitada, bem, como, os resultados das aprendizagens dos seus alunos. Com base nos dados analisados, foi possível perceber nos relatórios produzidos pelas orientadoras de estudos, que a formação permitiu momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a implantação de mudanças significativas no cotidiano da sala de aula, sobretudo nos planejamentos das aulas e na organização da rotina pedagógica."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16269_TB3784_30112022104117.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABDA ALVES VIEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ABDA"
    "autor_email" => "abda.souza@upe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91335
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 3784
    "inscrito_id" => 16269
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DA LEITURA NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Estudos realizados no âmbito acadêmico, no decorrer das últimas décadas, têm se preocupado não apenas em saber mais sobre os professores, no tocante ao que pensam e fazem em suas salas de aula, mas, também, em levar esses profissionais a tornarem-se conscientes sobre os seus saberes e sobre aquilo que são capazes de fazer. Nessa conjuntura, a formação continuada, tem sido entendida, dentro dos seus limites e possibilidades, como “um processo simultâneo ao exercício profissional, possibilitando um diálogo entre a prática formativa e a prática pedagógica docente” (FERREIRA, 2010; p.24). A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre as contribuições das estratégias formativas vivenciadas nos encontros de formação continuada no âmbito do Pnaic, para as práticas de professores alfabetizadores que atuavam em escolas públicas das redes municipais do Estado da Paraíba, concernentes ao ensino da leitura em turmas dos Anos Inicias. Como aporte teórico, adotamos a concepção de leitura enquanto interação, como atividade interativa entre autor e leitor, mediada pelo texto numa perspectiva sociointeracionista. Nessa direção, destacamos os estudos de: Albuquerque; Santos (2007), Sopé (1998), Kleiman (1997), Coutinho (2004), Brandão (2006). Para dar conta do objetivo dessa pesquisa, como procedimentos metodológicos, analisamos os relatórios finais dos municípios paraibanos atendidos pela formação do Pnaic, cujos documentos descrevem as atividades utilizadas na formação continuada nos municípios, e as vivências da sala de aula relatadas pelas professoras participantes da formação supracitada, bem, como, os resultados das aprendizagens dos seus alunos. Com base nos dados analisados, foi possível perceber nos relatórios produzidos pelas orientadoras de estudos, que a formação permitiu momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a implantação de mudanças significativas no cotidiano da sala de aula, sobretudo nos planejamentos das aulas e na organização da rotina pedagógica."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16269_TB3784_30112022104117.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABDA ALVES VIEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ABDA"
    "autor_email" => "abda.souza@upe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Estudos realizados no âmbito acadêmico, no decorrer das últimas décadas, têm se preocupado não apenas em saber mais sobre os professores, no tocante ao que pensam e fazem em suas salas de aula, mas, também, em levar esses profissionais a tornarem-se conscientes sobre os seus saberes e sobre aquilo que são capazes de fazer. Nessa conjuntura, a formação continuada, tem sido entendida, dentro dos seus limites e possibilidades, como “um processo simultâneo ao exercício profissional, possibilitando um diálogo entre a prática formativa e a prática pedagógica docente” (FERREIRA, 2010; p.24). A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre as contribuições das estratégias formativas vivenciadas nos encontros de formação continuada no âmbito do Pnaic, para as práticas de professores alfabetizadores que atuavam em escolas públicas das redes municipais do Estado da Paraíba, concernentes ao ensino da leitura em turmas dos Anos Inicias. Como aporte teórico, adotamos a concepção de leitura enquanto interação, como atividade interativa entre autor e leitor, mediada pelo texto numa perspectiva sociointeracionista. Nessa direção, destacamos os estudos de: Albuquerque; Santos (2007), Sopé (1998), Kleiman (1997), Coutinho (2004), Brandão (2006). Para dar conta do objetivo dessa pesquisa, como procedimentos metodológicos, analisamos os relatórios finais dos municípios paraibanos atendidos pela formação do Pnaic, cujos documentos descrevem as atividades utilizadas na formação continuada nos municípios, e as vivências da sala de aula relatadas pelas professoras participantes da formação supracitada, bem, como, os resultados das aprendizagens dos seus alunos. Com base nos dados analisados, foi possível perceber nos relatórios produzidos pelas orientadoras de estudos, que a formação permitiu momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a implantação de mudanças significativas no cotidiano da sala de aula, sobretudo nos planejamentos das aulas e na organização da rotina pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.