Estudos realizados no âmbito acadêmico, no decorrer das últimas décadas, têm se preocupado não apenas em saber mais sobre os professores, no tocante ao que pensam e fazem em suas salas de aula, mas, também, em levar esses profissionais a tornarem-se conscientes sobre os seus saberes e sobre aquilo que são capazes de fazer. Nessa conjuntura, a formação continuada, tem sido entendida, dentro dos seus limites e possibilidades, como “um processo simultâneo ao exercício profissional, possibilitando um diálogo entre a prática formativa e a prática pedagógica docente” (FERREIRA, 2010; p.24). A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre as contribuições das estratégias formativas vivenciadas nos encontros de formação continuada no âmbito do Pnaic, para as práticas de professores alfabetizadores que atuavam em escolas públicas das redes municipais do Estado da Paraíba, concernentes ao ensino da leitura em turmas dos Anos Inicias. Como aporte teórico, adotamos a concepção de leitura enquanto interação, como atividade interativa entre autor e leitor, mediada pelo texto numa perspectiva sociointeracionista. Nessa direção, destacamos os estudos de: Albuquerque; Santos (2007), Sopé (1998), Kleiman (1997), Coutinho (2004), Brandão (2006). Para dar conta do objetivo dessa pesquisa, como procedimentos metodológicos, analisamos os relatórios finais dos municípios paraibanos atendidos pela formação do Pnaic, cujos documentos descrevem as atividades utilizadas na formação continuada nos municípios, e as vivências da sala de aula relatadas pelas professoras participantes da formação supracitada, bem, como, os resultados das aprendizagens dos seus alunos. Com base nos dados analisados, foi possível perceber nos relatórios produzidos pelas orientadoras de estudos, que a formação permitiu momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a implantação de mudanças significativas no cotidiano da sala de aula, sobretudo nos planejamentos das aulas e na organização da rotina pedagógica.