Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização

E-books

ISBN: 978-65-86901-84-9

DIÁRIO DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITOR: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-07-12 14:44:04" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91322
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 1700
    "inscrito_id" => 8487
    "titulo" => "DIÁRIO DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITOR: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "A formação do leitor literário constitui um dos grandes desafios para os professores de língua portuguesa. As práticas de fomento à leitura de textos literários visam assegurar esse direito básico da educação. O diário de leitura é uma ferramenta para a leitura crítica de textos, uma vez que, com a inserção desse gênero discursivo no contexto escolar, o leitor pode assumir uma atitude ativa diante dos textos. Neste artigo, apresentamos algumas possibilidades de uso do gênero diário de leitura como ferramenta para ampliação do letramento literário. Para tanto, na primeira parte, abordamos aspectos teóricos sobre concepções de leitura, de texto literário e do próprio diário de leitura como e gênero discursivo. A fim de investigar os elementos constitutivos do gênero em questão, os recursos linguístico-discursivos que demarcam a autoria e as evidências do leitor como sujeito de sua recepção, analisamos quinze textos produzidos por estudantes dos cursos técnicos subsequentes dos eixos de Administração e Tecnologia do IFPE, Campi Palmares e Paulista, em Pernambuco. Quanto à metodologia, a pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveu-se numa prática de pesquisa-ação, tomando como parâmetros de análise dos dados alguns princípios da Estética da Recepção e da Análise Dialógica do Discurso. Observamos que o uso do gênero diário de leitura em sala de aula contribui para a formação de um leitor crítico, construtor de sentidos, capaz de argumentá-la e de relacioná-la com a sua vida e com o mundo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8487_TB1700_30112022225359.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALMEIDA DE BARROS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "Carolina A."
    "autor_email" => "carola.almeida035@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91322
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 1700
    "inscrito_id" => 8487
    "titulo" => "DIÁRIO DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITOR: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "A formação do leitor literário constitui um dos grandes desafios para os professores de língua portuguesa. As práticas de fomento à leitura de textos literários visam assegurar esse direito básico da educação. O diário de leitura é uma ferramenta para a leitura crítica de textos, uma vez que, com a inserção desse gênero discursivo no contexto escolar, o leitor pode assumir uma atitude ativa diante dos textos. Neste artigo, apresentamos algumas possibilidades de uso do gênero diário de leitura como ferramenta para ampliação do letramento literário. Para tanto, na primeira parte, abordamos aspectos teóricos sobre concepções de leitura, de texto literário e do próprio diário de leitura como e gênero discursivo. A fim de investigar os elementos constitutivos do gênero em questão, os recursos linguístico-discursivos que demarcam a autoria e as evidências do leitor como sujeito de sua recepção, analisamos quinze textos produzidos por estudantes dos cursos técnicos subsequentes dos eixos de Administração e Tecnologia do IFPE, Campi Palmares e Paulista, em Pernambuco. Quanto à metodologia, a pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveu-se numa prática de pesquisa-ação, tomando como parâmetros de análise dos dados alguns princípios da Estética da Recepção e da Análise Dialógica do Discurso. Observamos que o uso do gênero diário de leitura em sala de aula contribui para a formação de um leitor crítico, construtor de sentidos, capaz de argumentá-la e de relacioná-la com a sua vida e com o mundo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8487_TB1700_30112022225359.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALMEIDA DE BARROS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "Carolina A."
    "autor_email" => "carola.almeida035@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A formação do leitor literário constitui um dos grandes desafios para os professores de língua portuguesa. As práticas de fomento à leitura de textos literários visam assegurar esse direito básico da educação. O diário de leitura é uma ferramenta para a leitura crítica de textos, uma vez que, com a inserção desse gênero discursivo no contexto escolar, o leitor pode assumir uma atitude ativa diante dos textos. Neste artigo, apresentamos algumas possibilidades de uso do gênero diário de leitura como ferramenta para ampliação do letramento literário. Para tanto, na primeira parte, abordamos aspectos teóricos sobre concepções de leitura, de texto literário e do próprio diário de leitura como e gênero discursivo. A fim de investigar os elementos constitutivos do gênero em questão, os recursos linguístico-discursivos que demarcam a autoria e as evidências do leitor como sujeito de sua recepção, analisamos quinze textos produzidos por estudantes dos cursos técnicos subsequentes dos eixos de Administração e Tecnologia do IFPE, Campi Palmares e Paulista, em Pernambuco. Quanto à metodologia, a pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveu-se numa prática de pesquisa-ação, tomando como parâmetros de análise dos dados alguns princípios da Estética da Recepção e da Análise Dialógica do Discurso. Observamos que o uso do gênero diário de leitura em sala de aula contribui para a formação de um leitor crítico, construtor de sentidos, capaz de argumentá-la e de relacioná-la com a sua vida e com o mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.