REESCRITA TEXTUAL: INSTRUMENTO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO
"2022-07-12 14:44:04" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91330 "edicao_id" => 249 "trabalho_id" => 2785 "inscrito_id" => 12413 "titulo" => "REESCRITA TEXTUAL: INSTRUMENTO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO" "resumo" => "Este estudo se insere na linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: Diversidade Social e Práticas Docentes e resulta de uma pesquisa realizada com alunos do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona rural de Petrolina-PE, em 2016. Identificar e analisar as marcas da oralidade efetuadas por alunos do 5ºano no processo de escrita, bem como proceder com intervenções por meio da reescrita textual a fim de ameniza-las, caracterizaram os objetivos desta pesquisa. Para isso, foram desenvolvidas oficinas de produção textual explorando a reescrita textual coletiva. O percurso metodológico das produções textuais de cinco alunos foi delineado, visando acompanhar o desempenho individual a cada reescrita realizada. Quanto às marcas da oralidade identificadas, estas foram classificadas em categorias de erros, a luz dos estudos de Cagliari (2003) a fim de compreender o porquê de tais ocorrências e evitar qualquer tipo de preconceito linguístico. Estudos que tratam da reescrita textual como Ruiz (2015), Menegolo (2005), Matêncio (2003) além de Ferreiro (2003), Koch (2002), Cagliari (2003), Fayol (2014) que discorrem sobre o processo de escrita, compõem a base teórica desta pesquisa. A análise dos dados coletados evidenciou que no processo de reescrita os alunos apresentaram um avanço quanto à redução das marcas da oralidade nas produções textuais. Ao reescrever sob supervisionamento da pesquisadora, os discentes fizeram acréscimos, substituições e reduções de palavras, sem alterar a essência das narrativas. Verificou-se ainda que, a didática com que os textos foram produzidos contribuiu para o interesse coletivo pela reescrita textual. Assim, esta pesquisa propiciou a ampliação dos estudos sobre o ensino da língua, notadamente sobre a reescrita textual no processo de aquisição da escrita." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12413_TB2785_01122022233832.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:31:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA" "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91330 "edicao_id" => 249 "trabalho_id" => 2785 "inscrito_id" => 12413 "titulo" => "REESCRITA TEXTUAL: INSTRUMENTO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO" "resumo" => "Este estudo se insere na linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: Diversidade Social e Práticas Docentes e resulta de uma pesquisa realizada com alunos do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona rural de Petrolina-PE, em 2016. Identificar e analisar as marcas da oralidade efetuadas por alunos do 5ºano no processo de escrita, bem como proceder com intervenções por meio da reescrita textual a fim de ameniza-las, caracterizaram os objetivos desta pesquisa. Para isso, foram desenvolvidas oficinas de produção textual explorando a reescrita textual coletiva. O percurso metodológico das produções textuais de cinco alunos foi delineado, visando acompanhar o desempenho individual a cada reescrita realizada. Quanto às marcas da oralidade identificadas, estas foram classificadas em categorias de erros, a luz dos estudos de Cagliari (2003) a fim de compreender o porquê de tais ocorrências e evitar qualquer tipo de preconceito linguístico. Estudos que tratam da reescrita textual como Ruiz (2015), Menegolo (2005), Matêncio (2003) além de Ferreiro (2003), Koch (2002), Cagliari (2003), Fayol (2014) que discorrem sobre o processo de escrita, compõem a base teórica desta pesquisa. A análise dos dados coletados evidenciou que no processo de reescrita os alunos apresentaram um avanço quanto à redução das marcas da oralidade nas produções textuais. Ao reescrever sob supervisionamento da pesquisadora, os discentes fizeram acréscimos, substituições e reduções de palavras, sem alterar a essência das narrativas. Verificou-se ainda que, a didática com que os textos foram produzidos contribuiu para o interesse coletivo pela reescrita textual. Assim, esta pesquisa propiciou a ampliação dos estudos sobre o ensino da língua, notadamente sobre a reescrita textual no processo de aquisição da escrita." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12413_TB2785_01122022233832.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:31:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA" "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 249 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "logo" => null "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 249 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08" "logo" => null "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg" "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 143 "edicao_id" => 249 "codigo" => "978-65-86901-84-9" "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JEAN CARLOS GONCALVES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO (UFRJ)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI <br />\r\n ELIZANGELA PATRÍCIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR (UFPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFCG)<br />\r\n FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JOSE HILTON SILVA DANTAS <br />\r\n KEILA NÚBIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n LYA JANUÁRIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n MÓNICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n PATRICIA VERÔNICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ E SEDUC CE<br />\r\n ROGÉRIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n SILVÂNIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL) """ "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf" "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 143 "edicao_id" => 249 "codigo" => "978-65-86901-84-9" "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JEAN CARLOS GONCALVES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO (UFRJ)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI <br />\r\n ELIZANGELA PATRÍCIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR (UFPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFCG)<br />\r\n FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JOSE HILTON SILVA DANTAS <br />\r\n KEILA NÚBIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n LYA JANUÁRIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n MÓNICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n PATRICIA VERÔNICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ E SEDUC CE<br />\r\n ROGÉRIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n SILVÂNIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL) """ "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf" "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:44:04" "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }