Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização

E-books

ISBN: 978-65-86901-84-9

PROJETO DE EXTENSÃO RUMO A ALFABETIZAÇÃO(PERA): DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM REALIDADE BEM SUCEDIDA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-07-12 14:44:04" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91331
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 3644
    "inscrito_id" => 13087
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO RUMO A ALFABETIZAÇÃO(PERA): DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM REALIDADE BEM SUCEDIDA."
    "resumo" => "Projeto de extensão rumo a alfabetização (PERA): Desenvolvimento da Leitura e Recomposição da Aprendizagem realidade bem sucedida. Rafael Nilson da Costa Marinho Ray Mayanne da Costa de Carvalho Amanda Cristine dos Santos Mendonça Maria do Perpetuo Socorro Parente da Silva Raphaela da Costa Marinho Maria do Perpetuo Socorro Lima de Sousa RESUMO Este estudo tem o intuito de apresentar o trabalho de extensão desenvolvido por alunos do curso de pedagogia, aguerridos e apaixonados pela arte de ensinar. Nos alimentamos no conhecimento de quem veio antes de nos. Usaremos as palavras de Arthur Gomes de Morais(2012), Magda Soares(2003 e 2008), entre outros. Na busca do caminho a seguir, usamos a referência vigente com o objetivo geral de viabilizar a inclusão social através da alfabetização, idosos e crianças fora de idade série ou em dificuldades educacionais, que não sabem ler nem escrever. Quanto à a natureza da pesquisa diz respeito à finalidade, à contribuição que ela trará à ciência. Usaremos pesquisa ação, visto que fomos in loco, bibliográfica, para aprofundarmos a discussão embasada nos anteriores. A relevância está nos resultados alcançados, que além de desenvolver a literacia, fomentaram a importância do conhecimento em qualquer idade. Os resultados foram surpreendentes com leitura e matemática, grupos de dez a vinte alunos atendidos oitenta por cento elevaram o nível de aprendizagem e interesse escolar. Palavras-chave: alfabetização, diversidade, dificuldades de aprendizagem, cultura leitora, recomposição do conhecimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13087_TB3644_11082022062640.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO PERPETUO SOCORRO LIMA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "limasousa01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91331
    "edicao_id" => 249
    "trabalho_id" => 3644
    "inscrito_id" => 13087
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO RUMO A ALFABETIZAÇÃO(PERA): DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM REALIDADE BEM SUCEDIDA."
    "resumo" => "Projeto de extensão rumo a alfabetização (PERA): Desenvolvimento da Leitura e Recomposição da Aprendizagem realidade bem sucedida. Rafael Nilson da Costa Marinho Ray Mayanne da Costa de Carvalho Amanda Cristine dos Santos Mendonça Maria do Perpetuo Socorro Parente da Silva Raphaela da Costa Marinho Maria do Perpetuo Socorro Lima de Sousa RESUMO Este estudo tem o intuito de apresentar o trabalho de extensão desenvolvido por alunos do curso de pedagogia, aguerridos e apaixonados pela arte de ensinar. Nos alimentamos no conhecimento de quem veio antes de nos. Usaremos as palavras de Arthur Gomes de Morais(2012), Magda Soares(2003 e 2008), entre outros. Na busca do caminho a seguir, usamos a referência vigente com o objetivo geral de viabilizar a inclusão social através da alfabetização, idosos e crianças fora de idade série ou em dificuldades educacionais, que não sabem ler nem escrever. Quanto à a natureza da pesquisa diz respeito à finalidade, à contribuição que ela trará à ciência. Usaremos pesquisa ação, visto que fomos in loco, bibliográfica, para aprofundarmos a discussão embasada nos anteriores. A relevância está nos resultados alcançados, que além de desenvolver a literacia, fomentaram a importância do conhecimento em qualquer idade. Os resultados foram surpreendentes com leitura e matemática, grupos de dez a vinte alunos atendidos oitenta por cento elevaram o nível de aprendizagem e interesse escolar. Palavras-chave: alfabetização, diversidade, dificuldades de aprendizagem, cultura leitora, recomposição do conhecimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13087_TB3644_11082022062640.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:31:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO PERPETUO SOCORRO LIMA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "limasousa01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:44:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 249
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "linguagens-letramento-e-alfabetizacao"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b927716b2_30012023093343.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2e494dff_12072022144404.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
        "updated_at" => "2023-07-13 11:20:32"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 143
                "edicao_id" => 249
                "codigo" => "978-65-86901-84-9"
                "capa" => "63d7b927741be_30012023093343.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JEAN CARLOS GONCALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA TEIXEIRA ALVES (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (FADIMAB)<br />\r\n
                  CLAUDIA CAVALCANTE (UFPR)<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEISE CRISTINA DE LIMA PICAN&Ccedil;O (UFRJ)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  ELIANA CRISPIM FRAN&Ccedil;A LUQUETTI &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZANGELA PATR&Iacute;CIA MOREIRA DA COSTA (UNEMAT)<br />\r\n
                  EURICO ROSA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFPB)<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE M&Eacute;LO MARQUES (UFCG)<br />\r\n
                  FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES (UFCG)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JOSE HILTON SILVA DANTAS &nbsp;<br />\r\n
                  KEILA N&Uacute;BIA BARBOSA IBRAHIM ABDELKAREM (SEEDF)<br />\r\n
                  KELLI DA ROSA (FURG)<br />\r\n
                  LYA JANU&Aacute;RIA VASCONCELOS BEIRUTH (UFAC)<br />\r\n
                  MARIA HELENA CRUZ PISTORI (PUC-SP)<br />\r\n
                  M&Oacute;NICA GUERRERO GARAY (UNICAMP)<br />\r\n
                  NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA (CEFET/RJ)<br />\r\n
                  OTILIA HEINIG (FURB)<br />\r\n
                  PATRICIA VER&Ocirc;NICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES (UFRB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO FRANCELINO (UFPB)<br />\r\n
                  RAQUELINE CHAVES DE ARA&Uacute;JO PREFEITURA MUNICIPAL DE IC&Oacute; E SEDUC CE<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO CASANOVAS TILIO (UFRJ)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA (UFSCAR)<br />\r\n
                  SILV&Acirc;NIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ (FVP)<br />\r\n
                  VICTOR DOS SANTOS MORAES (FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL)
                  """
                "ficha_catalografica" => "648c97d37e284_16062023141147.pdf"
                "arquivo" => "16062023140123-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:44:04"
                "updated_at" => "2023-06-16 14:11:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Projeto de extensão rumo a alfabetização (PERA): Desenvolvimento da Leitura e Recomposição da Aprendizagem realidade bem sucedida. Rafael Nilson da Costa Marinho Ray Mayanne da Costa de Carvalho Amanda Cristine dos Santos Mendonça Maria do Perpetuo Socorro Parente da Silva Raphaela da Costa Marinho Maria do Perpetuo Socorro Lima de Sousa RESUMO Este estudo tem o intuito de apresentar o trabalho de extensão desenvolvido por alunos do curso de pedagogia, aguerridos e apaixonados pela arte de ensinar. Nos alimentamos no conhecimento de quem veio antes de nos. Usaremos as palavras de Arthur Gomes de Morais(2012), Magda Soares(2003 e 2008), entre outros. Na busca do caminho a seguir, usamos a referência vigente com o objetivo geral de viabilizar a inclusão social através da alfabetização, idosos e crianças fora de idade série ou em dificuldades educacionais, que não sabem ler nem escrever. Quanto à a natureza da pesquisa diz respeito à finalidade, à contribuição que ela trará à ciência. Usaremos pesquisa ação, visto que fomos in loco, bibliográfica, para aprofundarmos a discussão embasada nos anteriores. A relevância está nos resultados alcançados, que além de desenvolver a literacia, fomentaram a importância do conhecimento em qualquer idade. Os resultados foram surpreendentes com leitura e matemática, grupos de dez a vinte alunos atendidos oitenta por cento elevaram o nível de aprendizagem e interesse escolar. Palavras-chave: alfabetização, diversidade, dificuldades de aprendizagem, cultura leitora, recomposição do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.